Como o modelo clube de assinatura ainda é relativamente recente no Brasil, é super comum ter dúvidas na hora de fazer o seu decolar. Isso porque, apesar de promissor e em pleno período de expansão, esse tipo de serviço ainda não é de conhecimento de boa parte dos brasileiros, o que pode, inicialmente, não trazer resultados imediatos.

Se você é empreendedor ou empreendedora e tem sentido que seu clube ainda atrai poucas assinaturas, não se preocupe, essa dor não é só sua. Felizmente, temos algumas dicas para contornar esse problema, com atitudes práticas que têm garantido a diversos clubes um grande crescimento de adesões.

Confira, a seguir algumas maneiras de aumentar as assinaturas do seu clube:

1. Experiência do assinante
A primeira dica está relacionada ao famoso “boca a boca”. Digamos que você conquistou seu primeiro assinante e caprichou no envio da box dele.

Como o clube de assinatura é um serviço recorrente, não adianta apenas a primeira caixa enviada ser incrível, é necessário surpreender positivamente o assinante todos os meses, pois essa é que é a vantagem que ele terá em seguir sendo fiel ao seu clube. Uma vez que um cliente se sente satisfeito e não cancela sua assinatura, a chance de ele falar do clube para a família, para os amigos e para sua audiência nas redes sociais é alta.

Garantir a boa experiência do assinante, ouvindo seus feedbacks e melhorando sempre a qualidade do seu clube é o ponto de partida para fazer o seu negócio dar certo. O clube de assinatura não representa somente o envio recorrente de produtos, mas sim uma experiência mais personalizada e humanizada de recebimento, onde o assinante vai se sentir parte do clube – e feliz com isso.

Quanto melhor for a impressão geral que o seu clube causar nos assinantes, mais chances de se conquistar novos. Por isso: capriche nos itens, na embalagem, na velocidade de envio e esteja sempre disposto a superar expectativas.

2. Ofereça uma boa jornada de compra
Outra coisa que faz muita diferença é oferecer um processo de assinatura descomplicado para o cliente. O relatório CX Trends 2022, realizado pela Octadesk, em parceria com a Opinion Box, revelou que uma média de 32% dos consumidores costuma desistir da compra se a transação for muito longa ou difícil.

Se o sistema de preenchimento de dados e pagamento for muito complexo, impreciso ou duvidoso, a chance do internauta ir até o fim com sua assinatura é baixa. Porém, quando se tem um bom gateway de pagamento, uma jornada de compra mais enxuta e intuitiva e etapas menos burocráticas até a finalização do pedido, a experiência não irá derrubar a empolgação do cliente com o clube.

3. Aposte nas redes sociais
Nem todo mundo é chegado à criação de conteúdo nas redes sociais, mas elas são importantíssimas hoje em dia para gerar conhecimento de marca. Elaborar materiais alinhados à sua estratégia de vendas, que chamem os internautas para a assinatura do clube é primordial para marcar presença virtual e amplificar sua comunicação.

Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest, Youtube: cada um deles oferece uma alta gama de ferramentas, gráficos e funcionalidades para você traçar seu plano de captar novos assinantes. Faça uma análise do perfil de cliente que você quer impactar, seus interesses, sua faixa etária e isso dirá muito sobre a escolha das redes em que você deve focar.

Além disso, existem recursos pagos que são uma mão na roda para promover suas campanhas e trazer cada vez mais audiência para o seu clube. Use e abuse da criatividade, mas também tenha paciência e saiba que esse é um trabalho diário e gradual.

4. Venda em um bom marketplace
Seja como um canal alternativo ou como canal principal de vendas, é muito importante marcar presença em algum marketplace. O Hub Home Box é o primeiro e o maior portal de clubes de assinatura do Brasil, reunindo clubes de diferentes categorias e de diferentes estados do país em um só lugar.

No site, os assinantes podem fazer a gestão de todos os seus clubes de forma descomplicada e com direito a SAC dedicado, que facilita o intermédio entre o cliente e o clube. Estar em um marketplace é estar em uma vitrine virtual que aumenta a exposição do seu clube de assinatura e que pode ser um fator decisivo principalmente para o pequeno empreendedor.   

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