Serviços de streaming, planos de celular e débito automático de contas recorrentes: se você ainda não sabia como funciona um clube de assinatura, a resposta é que você provavelmente já assina um sem saber. O mercado de recorrência está cada vez mais forte no Brasil, e ele vai muito além de serviços digitais: existem hoje em pleno funcionamento clubes que entregam produtos físicos, como bebidas, livros, itens de beleza e muito mais.

A praticidade para o consumidor e a garantia de receita para o empreendedor são os principais motivos que provam que os clubes de assinatura vieram para ficar. Afinal, eles já estão mudando os hábitos de consumo do brasileiro.

No último trimestre de 2022, uma pesquisa feita pelo Capterra revelou que a cada 10 pessoas, 9 possuem algum tipo de assinatura. Mesmo quem já tem um negócio bem estabelecido deve considerar oferecer vantagens extras para consumidores que optam pelo plano de fidelização, uma vez que a tendência é que empresas que investem nesse modelo de negócio tendem a faturar 20% a mais do que as empresas que ainda não oferecem assinaturas.

Quer saber como montar seu próprio clube de assinatura e aumentar sua receita mês a mês? Então confira, as seguir, as dicas exclusivas que o Hub Home Box, o maior portal de clubes do Brasil, preparou para você:

1. Defina o segmento do seu clube

O primeiro passo, é claro, é definir com qual segmento você irá trabalhar. Se você já comercializa algum produto ou serviço e quer entender como transformá-lo em uma venda recorrente, então a dica é encontrar as respostas para as seguintes perguntas:

  • O meu clube será físico ou digital?
  • Quais serão os benefícios que o assinante terá ao assinar meu clube?
  • Há interesse da população em receber de forma recorrente o produto/serviço que estou querendo oferecer?
  • Qual o público-alvo do meu clube de assinatura?
  • O meu clube contará com algum fornecedor ou será de produção própria?
  • Qual será o preço mensal do meu clube de assinatura?
  • O meu clube oferecerá quais tipos de plano?
  • Qual será o nome do meu clube?

Se você não encontrou respostas para uma ou algumas dessas perguntas, tudo bem, a ideia é estudar detalhadamente cada uma delas e ir encontrando soluções. Vale ressaltar que existem 3 tipos de clubes de assinatura: curadoria, reposição e acesso exclusivo – clique aqui para entender as diferenças entre eles.

2. Planeje com antecedência suas edições

Depois de definir todo o conceito do seu clube, será necessário pensar nas edições dele. Antes de iniciar as atividades do seu clube, é muito importante ter definidas, pelo menos, 12 edições do clube, que equivalem a 1 ano de assinatura.

Vale lembrar que mesmo depois de criar suas edições, o clube de assinatura é um serviço personalizado e, por isso, você deve ter abertura para algumas alterações nas boxes caso seja o desejo do assinante. A ideia é manter o assinante pelo maior tempo possível, surpreendendo-o em cada edição e decifrando o seu gosto pessoal.

Para agradar o assinante, uma ótima dica criar formulários para que o cliente preencha no ato da assinatura, informando suas preferências por cor, se é alérgico a algum tipo de produto, etc. Ainda assim, o clube deve se resguardar e definir algumas regras para que o assinante não queira trocar produtos que não o agradaram – essas solicitações devem servir somente para melhorar edições futuras, a menos que algum produto enviado esteja avariado ou vencido.

Mesmo se o clube for digital, também será necessário ter um cronograma que conteúdos que serão liberados ao longo dos meses para o assinante. Vale lembrar que oferecer brindes ou benefícios extras em cada edição é um diferencial.

3. Crie sua logística de entregas

No começo pode parecer simples criar uma logística de entregas, mas, conforme o clube for crescendo e o número de assinantes aumentando, pode ser que fique difícil entender os processos. Por isso, a dica aqui é criar uma logística bem estruturada desde o começo, considerando possíveis atrasos e imprevistos, tanto por parte do clube como por parte dos fornecedores, por exemplo.

Além disso, fretes altos afastam assinantes e podem prejudicar bastante as vendas de um clube, Por isso, vale a pena fazer um contrato com os Correios ou com o Melhor Envio para reduzir ou zerar o custo do frete por parte do comprador.

Avaliar seu custo de operação antes de ter ideias mirabolantes para seu clube é outro ponto bem válido nessa conversa. E é sempre bom lembrar que produtos grandes, pesados ou que podem quebrar no caminho podem acabar dando prejuízo e não lucro, por isso é importante entender bem como os itens serão devidamente armazenados.

4. Monte um plano de comunicação

Às vésperas de ser lançado, o seu clube já tem nome, edições, benefícios e uma logística adequada. O que está faltando? Contar tudo isso para as pessoas.

Defina em quais canais de comunicação você irá divulgar seu clube, tanto físicos quanto digitais. Investir em panfletos e num bom repertório de conteúdos relacionados ao universo do seu clube é uma boa forma de chamar a atenção do seu público-alvo.

Estar presente nas redes sociais é imprescindível, e não precisa se limitar apenas a Facebook e Instagram. Muitos clubes de assinatura se comunicam com suas audiências também pelo Pinterest, TikTok, Youtube e Spotify, tudo vai depender do nicho do seu clube e também de sua disponibilidade para criar conteúdos.

5. Venda de forma recorrente

Chegada a hora de vender, é importante lembrar que todos os tipos de clubes de assinatura têm adesão 100% digital por parte do assinante. Por isso, é indispensável ter seu próprio canal online de assinaturas.

Como o modelo de assinaturas ainda é relativamente novo no Brasil, não são todas as empresas de gateway de pagamento que geram sistemas de recorrência. Isso pode ser decepcionante para o consumidor, uma vez que a adesão ao clube de forma parcelada comprometerá parte do crédito de seu cartão.

Felizmente, existe o Hub Home Box, o maior portal de clubes de assinatura do Brasil. Nele, clubes de todo o território nacional têm seu próprio painel de vendas, com descrições, fotos e planos dos clubes dentro do marketplace.

Deforma totalmente descomplicada, o sistema do Hub gera assinaturas recorrentes automaticamente, deixando os clientes de seus clubes parceiros livres para fazerem quantas assinaturas quiserem sem comprometerem o limite de seus cartões. Se quiser saber mais sobre os benefícios que o Hub Home Box oferece para os empreendedores, clique aqui.

E aí, gostou das dicas? Que tal tirar seu sonho do papel e começar a conquistar seus assinantes com a visibilidade que só o Hub Home Box pode te proporcionar?

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Por: Daniel Elias