Quem já tem um negócio ou está namorando a ideia já deve ter ouvido falar sobre a importância de ter presença digital nos dias de hoje. Há muita coisa acontecendo no mundo virtual – algumas exclusivamente nele – e, por isso, quem tiver um bom posicionamento de marca no âmbito online terá muito mais chances de conquistar mais clientes.
Os mais ligados em tecnologia já devem conhecer os clubes de assinatura: um modelo de negócio em que são feitas entregas recorrentes de produtos físicos ou conteúdos online. Assim como a assinatura de um streaming de filmes ou de um plano de telefonia móvel, os clubes de assinatura são a chave para manter os clientes mais próximos durante um maior período de tempo.
Divididos em categorias como Reposição, Acesso Exclusivo e Curadoria, os clubes de assinatura são a opção perfeita para consumidores que querem praticidade, tratamento especial e serviços mais personalizados. Em uma período em que a oferta de produtos e serviços é cada vez maior e mais rápida aos olhos do consumidor, oferecer opções de atendimento mais individualizadas e com base nas preferências de cada assinante é a alma do negócio.
Quer entender melhor quais são os benefícios de se ter um clube de assinatura e vender no mundo virtual? Confira, a seguir, alguns insights:
Recorrência
O que mais brilha os olhos de qualquer empreendedor quando o assunto é clube de assinatura é, sem dúvida, a possibilidade de receita recorrente. Quando um cliente se compromete a assinar seu clube, ele irá pagar todos os meses pela entrega do serviço, e não apenas uma única vez como é no varejo.
Os clubes podem oferecer diversos tipos de plano de entrega recorrente: mensal, bimestral, trimestral, semestral e anual, por exemplo. Na verdade, os planos dependerão da necessidade de periodicidade específica para cada tipo de segmento.
Existem clubes de diversas categorias: alimentos, de livros, de produtos de limpeza; e cabe ao empreendedor estipular qual serão as opções de frequência de entregas condizentes com a rotina de seus assinantes. A ideia do clube de assinatura é, logicamente, conquistar sempre mais assinantes, para que a receita do empreendedor ou empreendedora seja gerada também ou exclusivamente por suas assinaturas.
Fidelização
Os planos de assinatura preveem um tempo mínimo de fidelidade para que tanto o clube quanto o assinante tenham segurança de que o serviço será realizado durante todo aquele período. Se um assinante opta por um plano anual, por exemplo, a ideia é que ele mantenha seu pagamento recorrente por pelo menos um ano.
Uma vez que se conquista um assinante, a dica é surpreendê-lo positivamente todos os meses, para que ele não cancele a assinatura. Quanto melhor a qualidade da box, dos itens ou dos conteúdos enviados, maiores as chances do cliente continuar com o clube.
Mas isso não significa que o clube não possa se resguardar. Alguns clubes optam, inclusive, pelo estabelecimento de multas para cancelamentos que forem feitos antes do período mínimo de fidelidade.
Presença nacional
Quem tem um ponto físico para vendas sabe que está limitado àquela localidade. No entanto, quando uma marca está presente mundo virtual, as barreiras geográficas são rompidas.
E tem forma mais rentável de fazer isso que com entregas recorrentes? Com os clubes de assinatura, você pode enviar suas boxes para todo o Brasil e seu clube ficará conhecido no país inteiro.
Mas é claro que, antes de oferecer entregas para outros estados, alguns testes talvez precisem ser feitos. Isso porque, dependendo do segmento do seu clube, alguns itens podem estragar ou chegar avariados ao assinante.
Por esse motivo, é necessário pensar muito bem no armazenamento, nas embalagens e nos custos de frete que serão arcados pelo clube ou pelo assinante. Essas são preocupações que os clubes de assinatura digitais, felizmente, não precisam ter, pois todas as entregas serão realizadas virtualmente.
Comunicação, depoimentos e indicações
Outra vantagem dos clubes de assinatura é que, por se tratarem de comércios eletrônicos com foco em fidelização e recorrência, a comunicação e a coleta de feedbacks com seus assinantes é bem facilitada, auxiliando o aumento da retenção da base por meio da divulgação de depoimentos. É importantíssimo manter uma comunicação constante com sua base de contatos, para tirar suas dúvidas, resolver problemas e lembrá-los sempre dos benefícios do clube, mantendo-os sempre atualizados sobre suas novidades.
Em pesquisa realizada pela KPMG, foi levantado que 66% dos consumidores afirmam que fariam uma crítica positiva depois de uma boa experiência de compra. Deixar os depoimentos de clientes expostos na página de assinatura do seu clube é uma ótima ideia, pois isso dá aos visitantes uma maior segurança durante a decisão de aderir ao serviço.
Ainda de acordo com a pesquisa da KPMG, o número de pessoas que recomendariam marcas para amigos e familiares foi de 88%. O famoso “boca a boca” também é valioso no mundo dos clubes de assinatura, pois a recomendação de uma “pessoa real” muitas vezes é mais efetiva do que qualquer ação virtual.
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Por: Daniel Elias