Nos últimos anos, o objetivo das grandes marcas tem deixado de ser somente vender e passado a ser também o de trazer boas experiências para o consumidor. Chamada de customer experience no mercado corporativo, essa preocupação é a base que estrutura um dos modelos de negócio que mais cresce no Brasil: o dos clubes de assinatura.
Direcionados especificamente para nichos de interesse, os clubes são uma aposta e tanto para vislumbrarmos uma nova maneira de consumir, focada na curadoria, na praticidade e no conforto. No entanto, quem decide abrir ou escalar o seu clube, precisa ter em mente quais são os desafios e as oportunidades de se trabalhar com um público-alvo tão específico
Quer saber como o seu clube de assinatura pode conquistar seu nicho? Então, confira, a seguir, as dicas do maior portal de clubes do Brasil, o Hub Home Box:
Experiência acima de tudo
A coisa que mais importa no clube de assinatura é a customer experience. Se no varejo os olhares já estão atentos a isso, no mercado da recorrência a preocupação deve ser redobrada, uma vez que essa é uma das grandes vantagens percebidas pelos assinantes de um clube.
Ao criar ou seu clube ou planejar as edições dele, considere qual seria a melhor forma de surpreender e impactar positivamente seu assinante. A caixa, o conteúdo, o número de itens, a forma como os produtos se relacionam e propõe a experiência… Tudo isso conta!
Muitas vezes o produto oferecido em sua box pode ser encontrado facilmente na internet – e é justamente por isso que a box precisa encantar e fazer valer a pena a assinatura: o cliente precisa perceber que o benefício que é receber sua seleção de produtos, com a sua curadoria, todos os meses. Para isso, a assinatura precisa ser mais vantajosa do que itens de e-commerce.
Por isso a dica é: crie boxes que proponham uma imersão no universo do produto e da experiência que você está se propondo a oferecer. Brindes, mimos, materiais impressos, comunicação íntima e direta com o assinante e outras surpresas também podem completar essa sensação de pertencimento que o assinante pode desenvolver enquanto membro da comunidade do clube.
Benefícios dentro e fora da caixa
Quem não gosta de sentir que fez um bom investimento em alguma compra, não é mesmo? Os clubes de assinatura também precisam passar essa sensação para seus assinantes.
Por isso, é uma boa ideia pensar em vantagens como um programa de pontos, cashback, frete grátis ou outras formas possíveis de fidelização. Quanto mais benefícios seu assinante tiver ao estar dentro do clube, menores as chances de cancelamento de assinatura.
Encontrando seu diferencial
Que os clubes de assinatura concorrem com o varejo, nós já sabemos. Mas, por mais diferente e nichado que o seu clube seja, é possível também existir outro clube bem parecido com ele.
Nesse caso a dica é oferecer algo personalizado, algo que só você pode oferecer. Por exemplo, se você trabalha com um clube de assinatura de livros, você pode dar uma olhada na concorrência e se informar de como funcionam os planos, quais são os títulos enviados e os benefícios oferecidos.
A partir daí, você poderá pensar em quais vantagens ou itens não estão sendo oferecidos pelos outros clubes e quais você teria a expertise de oferecer. Apostar em um diferencial e se apropriar dele é uma ótima escolha, já que, por mais que você esteja limitado a uma categoria de produto específica, sempre pode haver uma subcategoria para explorar que acabará destacando o seu serviço dentre os demais.
Atenção aos detalhes
Falando ainda sobre a concorrência, todo cliente vai preferir uma box que vem bem embalada, com os itens intactos e com a entrega rápida, não é mesmo? Por isso, a dica aqui é: cuide para que cada etapa para que a percepção do seu cliente seja a melhor possível.
Preste atenção na qualidade dos itens, da caixa, na montagem da experiência e na velocidade com a qual consegue entregar ao assinante a sua box. Além disso, vale lembrar que o consumidor brasileiro é ansioso e exigente, então é bem importante entregar suas encomendas com velocidade, mas também com bastante capricho, para que o cliente tenha o desejo de prosseguir com a assinatura.
O melhor atendimento
Por fim, não podemos deixar de falar do atendimento ao cliente. Se tem uma coisa que um pequeno ou microempreendedor pode fazer melhor do que uma grande empresa é atender bem seus assinantes.
Por isso, invista em um SAC competente e humanizado, que tire dúvidas e gere sensações de confiança e satisfação em seu cliente. Quanto melhor for o seu atendimento, maiores as chances do seu assinante manter a assinatura e ainda divulgar para amigos as vantagens de estar dentro do clube.
E aí, gostou do conteúdo? Já tem ideias para colocar em prática esse aprendizado?
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Por: Daniel Elias