Os clubes de assinatura já não são uma novidade, mas ainda tem muito o que explorar nesse mercado, que só cresce mais e mais a cada dia. Movimentando mais de 1 bilhão na economia brasileira, esse modelo de negócio avançou 35% desde 2020 e estima-se que só em 2022 mais de 2,1 mil novos clubes tenham surgido no país.
Mas é claro que nem tudo são flores, afinal, essa nova forma de consumir ainda não caiu das graças de todos. Geralmente focado em nichos específicos de consumidores, o serviço de entregas recorrentes traz sim muitas oportunidades para o empreendedor, mas, junto com elas, também vem alguns desafios.
Se você já tem um clube de assinatura ou está pensando em abrir um, é importante entender que cada categoria de clube hoje possui obstáculos específicos para serem superados. Depois de estudar bastante e coletar relatos de clubes de todo o Brasil, o Hub Home Box, o maior portal de clubes de assinatura do país, listou algumas dicas que podem fazer a diferença na hora de conquistar assinantes.
Quer saber quais são os desafios que cada categoria do mercado de recorrência enfrenta e quais são as dicas para superá-lo? Confira, a seguir:
Alimentos e bebidas
Os clubes de alimento são muito interessantes, pois levam diretamente para a casa do consumidor produtos que ele não encontra com facilidade no supermercado. De acordo com o Hub Home Box, essa categoria é uma das mais assinadas e procuradas de todo o site.
Esses clubes chamam bastante atenção do consumidor, justamente pela possibilidade de trazer mais praticidade e novos sabores para sua rotina, geralmente com o diferencial de serem produtos artesanais. No entanto, para o empreendedor, é importante se atentar ao prazo de validade dos produtos e também à integridade dos alimentos do envio à entrega.
A dica aqui é focar em boas soluções de armazenamento, considerando a temperatura, o tempo que os alimentos ficarão fora da geladeira e o prazo mínimo de entrega. Antes de colocar seu clube de alimentos para funcionar, é preciso fazer um estudo de logística bem detalhado para não causar uma má impressão em nenhum assinante; e, claro, se acabar acontecendo, enviar produtos novos para substituir os avariados o mais rápido possível.
Itens decorativos
A popularização da compra de itens decorativos para casa pela internet aconteceu recentemente, durante a pandemia, e essa mania parece que veio para ficar. No entanto, quem tem um clube focado nesse nicho ou quer criar um precisa tomar alguns cuidados.
Por mais interessante que seja receber em casa itens para enfeitar a casa, o brasileiro é um tipo de consumidor que gosta muito de escolher ele mesmo o que quer comprar. Isso pode ser um fator a ser considerado quando se tem um clube, já que, geralmente, o elemento surpresa faz parte da experiência da assinatura.
Justamente por esse motivo a dica aqui é criar um formulário muito bem detalhado para o assinante preencher no ato da adesão do clube, para que ele possa descrever em detalhes que tipo de produto quer receber. Quanto mais aderentes ao gosto do cliente forem os itens enviados em cada box, maiores as chances de ele permanecer satisfeito e manter a assinatura.
Beleza
A indústria da beleza também vai muito bem no mundo dos clubes de assinatura. Isso porque, nesse modelo de consumo, os assinantes conhecem novas marcas sem sair de casa e também têm a oportunidade de receber seus produtos favoritos sem o trabalho de procurá-los nos shoppings e perfumarias.
No entanto, é necessário estar atento às preferências e restrições de cada assinante para não errar nas edições. Isso porque alguns itens podem ocasionar alergias ou estar vencidos, e, quando se trata da saúde dos clientes, todo cuidado é pouco.
Também é importante lembrar que cada tipo de pele ou cabelo possui necessidade específicas e, por isso, a curadoria do clube deve tomar muito cuidado para nunca enviar o item errado para o assinante. Ter uma boa organização para decifrar e sempre documentar o gosto de cada assinante é fundamental para o sucesso desse segmento.
Livros
Aqui o desafio é bem parecido com o enfrentado pelos clubes de itens decorativos. Por mais que os clubes de livro sejam bem populares no Brasil, desvendar o gosto do assinante é o grande mote desse segmento.
Por isso, escolher títulos que estejam bem alinhados com o perfil de cada assinante é primordial para o sucesso desse tipo de clube. Caprichar também na experiência de leitura, incluindo na box itens que combinem com o livro do mês também é uma excelente ideia.
Infantis
Os clubes infantis também estão entre os mais procurados da internet e isso pode ser tanto uma grande oportunidade quanto um grande desafio. E o motivo é simples: nem sempre um clube infantil tem uma comunicação precisa sobre o que entrega, o que pode deixar os pais das crianças confusos.
É muito importante para um clube de assinatura detalhar bem o que será enviado e para quem o clube é destinado. Pode parecer bobeira, mas muitos clubes de assinatura, em especial os infantis, se esquecem de explicar em detalhes quais as vantagens da box e também para quem o serviço está sendo direcionado.
Ao invés de informar de modo genérico que o clube é para crianças, é importante dizer a partir de qual idade o clube foi pensado, como são escolhidos os itens ou atividades da box, se funciona para meninos e meninas, se a box atende mais de uma criança, etc. Quanto mais informações, melhor – e essa dica vale para clubes de qualquer segmento.
Itens de reposição
Os clubes de assinatura de reposição trazem o grande benefício de livrar o consumidor de realizar compras chatas e repetitivas todos os meses. Basta assinar o clube para receber em casa seus itens de hortifrúti e produtos de limpeza, por exemplo.
No entanto, aqui é necessário oferecer mais de uma opção de periodicidade, para que o cliente não acumule itens e o clube acabe se tornando um problema ao invés de uma solução. Para os itens perecíveis, a dica de estar sempre atento à validade e prazo de entrega das boxes vale novamente.
Pet
Quem tem bichinho em casa pode ver um clube de assinatura focado no pet como uma mão na roda. No entanto, o empreendedor que está investindo nesse nicho precisa se preparar para algumas situações que podem ocorrer e já ter uma solução em mente antes que elas aconteçam.
Por exemplo, não são todas as pessoas que investem tanto dinheiro em um pet como membro da família, por isso pode ser que esse clube seja o primeiro “item supérfluo” a ser cancelado caso as contas apertem. Por esse motivo, é bom pensar em um preço competitivo para sua box, afim de evitar cancelamentos.
Nesse tipo de clube também vale muito a pena ter bastante atenção na hora de personalizar a box de cada cliente. Quanto mais preciso for o formulário e mais atenta a equipe de curadoria, melhor será a experiência do cliente, evitando o envio de itens de gato para quem tem um cachorro, citando um exemplo.
E aí, gostou do conteúdo? Se você tem um clube e ainda não faz parte do Hub Home Box, o maior portal de clubes de assinatura do Brasil, clique aqui e saiba como se juntar à nossa vitrine!
Por: Daniel Elias