Em dúvida sobre como aumentar as vendas e manter ganhos recorrentes? Veja aqui 15 estratégias para impulsionar o sucesso do seu negócio com clube de assinaturas.
Procurando dicas de como aumentar suas vendas?
Se você deseja usar uma estratégia que gere vendas constantes e mantenha o sucesso do negócio, invista em um clube de assinatura. Com esse poderoso método, empreendedores de diferentes nichos conseguem garantir uma receita mensal, fidelizar clientes, aumentar o controle sobre o estoque e outras vantagens.
Mas conquistar consumidores que queiram desfrutar dos seus produtos e serviços todo o mês se trata de uma tarefa que exige dedicação. O uso de técnicas como a identificação do perfil do público, concorrência, políticas de preços e outros é essencial. Pensando nisso, acompanhe, neste texto, 15 dicas que ajudarão atrair assinantes para seu box. Confira!
Como aumentar as vendas
Existem muitas táticas que aumentam as vendas mensais por meio de assinaturas e na seção abaixo, você verá as principais. Portanto, continue lendo e descubra como alcançar os melhores resultados.
Conheça e entenda o seu público-alvo
Para aumentar as chances de vendas de assinaturas do seu produto ou serviço, o ideal é oferecê-lo a quem tem interesse nele. Por essa razão, procure fazer a identificação do perfil do seu público-alvo. Conheça dados como a região onde vive, a qual classe econômica pertence, faixa etária, gostos, comportamentos, problemas e outros.
Assim, será mais fácil entender onde, de que forma e em que momento você deve se comunicar com ele. Você pode obter esse tipo de informação por meio da análise de relatórios das redes sociais, pesquisas de mercado e históricos dos clientes. Contudo, seja cauteloso ao coletar essa forma de conteúdo e lembre-se de respeitar a lei LGPD.
Tenha um bom relacionamento com o seu público
Os consumidores que aderem a clubes de assinaturas costumam fazer isso, porque conhecem e acreditam na competência de uma empresa. E uma maneira simples de conquistar esse voto de confiança é estabelecendo um bom relacionamento com o cliente. Há diversas ações que você pode utilizar na construção dessa relação ideal.
Manter um perfil comercial em redes sociais atualizado com postagens frequentes consiste em uma ótima estratégia. Responder mensagens, assim como comentários com rapidez e informações úteis, independente de envolver uma venda ou não, costuma ser positivo. Além de aumentar o engajamento, essas atitudes melhoram a imagem da sua empresa.
Ofereça uma boa experiência de compra ao cliente
Quando uma pessoa encontra alguma dificuldade ao realizar uma compra, na maioria das vezes, ela busca a concorrência. Então, para aumentar as vendas de assinaturas do seu produto ou serviço é necessário ter uma plataforma eficaz. Um site atualizado com muitas imagens e apresentações completas que funcione bem em computador, tablet e celular.
As páginas precisam ser fáceis de usar, conter informações claras, meios de pagamentos visíveis e suporte ao cliente. Aliás, um jeito simples de fazer isso consiste em investir na assinatura de um marketplace como do Hub Home Box. Assim, seu negócio tem a vantagem de ganhar visibilidade com excelentes ações de marketing a um baixo custo.
Tenha um relacionamento pós-venda com os clientes
O consumidor se sente mais seguro ao participar do clube de assinatura de um negócio que tem um excelente relacionamento pós-venda. Portanto, sempre ofereça atendimento rápido e eficiente que tire dúvidas e resolva problemas do cliente. Permita que ele entre em contato por meio de diferentes canais, como e-mail, telefone, chat e redes sociais.
Você ainda pode adotar estratégias, como enviar com frequência e-mails, notícias ou mensagens que sejam relevantes para seu público. Também existe a opção de realizar pesquisas de satisfação para encontrar pontos de melhorias. Brindes e ofertas especiais na próxima compra, da mesma forma, aumentam o entusiasmo dos assinantes com a sua assinatura. Ter uma entrega rápida também é uma ótima forma de convencer o assinante a manter o clube após o fechamento da compra.
Ofereça ao cliente diversas opções de pagamentos
As pessoas têm preferências por diferentes formas de pagamentos, como cartão de crédito de várias bandeiras, boleto bancário, débito automático etc. Ao oferecer variadas opções para os consumidores pagarem, você aumenta as possibilidades de venda. Além das assinaturas, também considere permitir que o cliente faça compras isoladas.
Outra boa estratégia consiste em apresentar planos diferenciados, por exemplo, mensal, trimestral, semestral ou anual. No marketplace do Hub Home Box esses serviços são fornecidos de modo descomplicado para os assinantes. O envio das faturas também é feito de maneira automática, por isso se trata de uma boa escolha para quem busca praticidade.
Tenha boas fotos e vídeos dos seus produtos
Se o cliente não gostar das imagens que vê do seu produto, não fechará a venda. Então, procure usar um equipamento capaz de produzir fotografias e vídeos de alta qualidade. Atualmente, há até mesmo smartphones que geram resultados profissionais. Aliás, para ver bons modelos nesse sentido, veja também Os Melhores Celulares com Câmera Boa.
Além do mais, existem dispositivos que vêm com tecnologias avançadas, como limpeza de plano de fundo, HDR, edição de fotos e outros elementos. Essas ferramentas facilitam a criação de imagens atraentes e nítidas. Caso queira utilizar esse tipo de recurso ao seu favor, confira também iPhones com Melhores Câmeras.
Faça boas estratégias de preço
Dependendo do ramo e características do público-alvo, o preço de um produto ou serviço pode fazer com que as vendas cresçam ou diminuam. Sendo assim, com frequência ajuste de maneira adequada os valores cobrados na sua empresa. Ofereça descontos que atraiam novos assinantes e não aumentem exageradamente após o período promocional.
Além disso, trabalhe com pacotes diferenciados e personalização de planos. Em épocas de crise no mercado que atua, procure se adaptar. Considere alcançar margens de lucro menores e reduzir gastos. Verifique ainda se estratégias de marketing como precificação são apropriadas para seu comércio.
Ofereça um cartão presente
Cartões-presente costumam atrair novos clientes e aumentar o número de assinantes. Você pode utilizá-los para conceder períodos de testes gratuitos a quem aderir planos mais longos. Eles ainda servem como uma recompensa dada a quem indicar seu produto ou serviço a outras pessoas.
Há também a possibilidade de distribuí-los em campanhas promocionais feitas em eventos e consequentemente, estimular as vendas. Fora isso, com esse atrativo é possível reforçar o engajamento da sua marca nas redes sociais. Basta realizar concursos ou sorteios onde os participantes têm a chance de ganhá-los se comentar ou curtir algo na sua página.
Faça promoções e descontos frequentes
Isso motiva as pessoas a navegar pela sua página com mais frequência, atrai novos consumidores e assinantes. No entanto, antes de criar qualquer campanha leve em consideração o perfil do seu público-alvo e ofereça algo relevante para ele. Também tenha objetivos claros e mensuráveis, por exemplo, aumentar as vendas em três meses.
Descontos precisam ser significativos o suficiente para chamar a atenção, mas não a ponto de comprometer a lucratividade do seu negócio. Considere diferentes tipos de promoções, como a oferta de pacotes, cupons, sorteios e outros. Mas não se esqueça de divulgá-las em todos os canais da sua empresa.
Utilize gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estímulos psicológicos usados como estratégia de marketing com o intuito de persuadir uma pessoa a realizar uma ação. Por exemplo, quando uma empresa anuncia “Oferta válida apenas hoje”, cria um sentimento de urgência e leva o cliente a aproveitar a promoção o quanto antes.
Depoimentos de consumidores satisfeitos e avaliações positivas são mais algumas dessas técnicas. Outra tática comum consiste em avisar que determinado tipo de produto é uma edição limitada ou há baixa quantidade em estoque. Então, para aumentar as vendas não deixe de levar em consideração esses recursos.
Fique de olho na concorrência
Nunca ignore a concorrência, pois todos os meses ela influencia no aumento ou diminuição das suas vendas. Portanto, descubra que empresas atuam e se destacam no mesmo nicho que o seu. Saiba quais são as vantagens e desvantagens que elas apresentam para os consumidores e compare esses fatores com os da sua empresa.
Avalie aspectos, como a política de preços, a qualidade dos serviços ou produtos, canais de atendimento, opiniões dos consumidores, publicidade e mais. A partir daí, identifique em quais pontos seu estabelecimento pode melhorar. Caso não seja possível dispor dos mesmos recursos, pense em alguma coisa que compense.
Aproveite as datas comemorativas e ofereça algum brinde
Final de ano, Black Friday, Dia dos namorados e outras datas comemorativas são mais uma grande oportunidade de reforçar as vendas com a distribuição de brindes. Contudo, escolha feriados que tenham relação com seu público-alvo e segmento. Se concentre na criação de vínculo emocional com o evento e a sua marca.
Dê brindes que sejam relevantes e atendam os interesses e necessidades dos seus clientes. Utilize diferentes canais de comunicação na divulgação das promoções, como redes sociais, e-mail marketing, blog, entre outros. Considere ainda fazer parcerias com influenciadores que permitam ampliar o alcance da campanha.
Não deixe de acompanhar as tendências do mercado
Com o acompanhamento de tendências do mercado, é possível encontrar oportunidades para aumentar as vendas e conquistar novos assinantes. Essa estratégia permite identificar mudanças no comportamento de compra dos clientes. Por meio dela há ainda como encontrar soluções que inovem os produtos e serviços do seu negócio.
Existem maneiras variadas pelas quais você pode obter esse tipo de informação. Uma dessas formas consiste no monitoramento de páginas de redes sociais que envolvam seu ramo. Outra opção se trata da pesquisa de mercado feita com ferramentas, como entrevistas, formulários e análise de dados demográficos.
Faça parceria com outras empresas e influencers
Procure por negócios que comercializam produtos ou serviços complementam os seus e têm público-alvo semelhante. Depois, tente estabelecer uma cooperação para ambas as empresas fazerem indicações uma da outra. Com isso, aumentam as possibilidades de você alcançar novos assinantes e realizar mais vendas.
Também experimente criar acordos com influenciadores para que recomendem sua marca. Mas seja cauteloso antes de formalizar esse tipo de associação, verifique como é a reputação do parceiro e os seus valores. Além disso, lembre-se de fazer o gerenciamento dos resultados para saber se essa ação está sendo positiva.
Realize sorteios e lives em datas especiais
Sorteios atraem atenção de possíveis consumidores para seu empreendimento. Além disso, quando as pessoas participam desses eventos, muitas vezes, elas compartilham essa informação com os amigos. Por essa razão, é uma excelente estratégia utilizada nas lives commerces, também conhecidas como vendas ao vivo.
As lives aumentam o engajamento, além de ser o meio mais fácil e rápido para novos assinantes conhecerem melhor seu produto e tirar dúvidas. Elas permitem que o empreendedor demonstre os benefícios dos seus serviços ao vivo. Depois, com cupons ou promoções exclusivas estimula o consumidor a realizar a compra.
Aproveite as dicas e aumente o número de assinaturas!
Num mercado competitivo e economicamente instável a oferta de assinaturas é uma das melhores soluções para manter as vendas frequentes e a estabilidade de um negócio. Mas não se esqueça de que o sucesso com essa atividade depende de esforço e dedicação. Portanto, procure conhecer o perfil do seu público-alvo.
Crie um bom relacionamento antes, durante e após a compra que aumente o engajamento e a fidelidade do cliente. Também use recursos, como descontos, sorteios, promoções e gatilhos mentais que atraiam atenção para seu produto ou serviço. Assim, todas essas atividades garantirão o sucesso do seu empreendimento.