Os serviços por assinatura estão trazendo um novo jeito de consumir em todo o mundo, e no Brasil não poderia ser diferente. No entanto, quem trabalha com esse modelo de negócio já deve ter percebido o quanto é indispensável conhecer bem o seu público-alvo para poder crescer seu número de assinantes.

Quando se trabalha com clubes de assinatura, uma das grandes missões é oferecer uma solução ou uma experiência personalizada a um nicho específico da sociedade. Se no varejo tem sido importante pensar na experiência do cliente para conquistar cada vez mais consumidores, no modelo de assinatura essa preocupação é dobrada, pois é um formato que nasce precisamente com esse objetivo.

Por esse motivo, conhecer bem as características comportamentais e demográficas do assinante é importantíssimo. Toda a comunicação que gerará novas adesões para o clube devem ser pautadas com base em um estudo aprofundado da persona do clube.

Quer entender melhor como identificar a persona do seu clube e trabalhar em cima dela? Confira, a seguir, alguns insights que o Hub Home Box, o maior portal de assinaturas do Brasil, preparou para você:

Mas afinal, o que é persona?

Toda empresa tem um cliente ideal, com idade, perfil, gostos e preferências bem delimitadas. Isso é a persona: a reunião de informações e características que a maioria dos clientes de uma empresa têm em comum.

É claro que sempre existirão diferentes entre um cliente e outro – e, inclusive, os clubes de assinatura carregam a responsabilidade de diferenciar muito bem um cliente do outro – no entanto, sempre existem algumas semelhanças que fazem com que a comunicação de um clube impacte as pessoas certas. Sejam os interesses em comum, a região onde moram ou as necessidades do dia a dia que definam essas sinergias, o público-alvo de um clube tem uma dor que só ele pode resolver.

Decifrando o consumidor

Antes de sair nomeando sua persona e supondo que ela gosta disso ou daquilo, é importante estudar a fundo quais são as características em comum da maioria dos seus clientes. Isso envolve fazer um levantamento de informações dos seus assinantes, como idade, gênero, localização geográfica, estado civil, hobbies e demais preferências.

Somente depois de analisar atentamente esses resultados é que será possível precisar que tipo de perfil o seu clube tem conseguido escalar. Se os resultados forem muito diferentes do que você esperava ou nada condizentes com a sua ideia de clube de assinatura, é importante avaliar se é necessária alguma mudança drástica de comunicação para passar a atrair um público mais coerente com seu serviço.

Criando a Persona

Agora que você entendeu quais são as características principais da sua persona, ou seja, do seu “cliente ideal”, dê um nome fictício para ela e capriche nos detalhes. Por exemplo: Amanda é casada, tem 35 anos, é mãe de dois filhos, trabalha fora e gosta de ler, beber um bom vinho e de praticidade em sua rotina.

Perceba como esse exercício auxilia a visualização do perfil do seu público-alvo. Depois de definir e validar sua persona por meio de pesquisas de mercado e entrevistas com assinantes, é hora de utilizar todas as informações a favor da sua estratégia de marketing.

Quando for se comunicar, seja em seu site, em suas redes sociais ou mesmo diretamente com seus clientes, pense sempre na persona, que tipo de tom de voz, informações e peculiaridades facilitariam essa conversa. Isso vale também para as cores utilizadas por sua marca e também toda a parte visual, que deve ser atrativa para essa persona.

Com uma boa estratégia de marketing baseada em seu nicho e em sua persona, você verá que o seu clube de assinatura atrairá muito mais a atenção das pessoas certas, que realmente estão precisando da solução que você oferece.

Gostou do conteúdo? Saiba como fazer parte do Hub Home Box, a maior vitrine nacional de clubes de assinatura, clicando aqui!

Por: Daniel Elias