Desde o seu lançamento, em 2016, o Tik Tok não parou de conquistar milhares de fãs e usuários assíduos ao redor do mundo. Aparentemente despretensiosa, a rede social é, na verdade, uma ferramenta poderosa para divulgar ideias, influenciar o comportamento das pessoas e, além disso, apresentar sua marca ao mundo.

Isso mesmo, com cerca de 4,72 milhões de brasileiros e brasileiras utilizando a plataforma, o Tik Tok é hoje uma das maiores vitrines para o seu negócio. Com uma entrega de conteúdo superior à do Facebook e do Instagram em termos de quantidade e velocidade, a rede segue como uma das grandes apostas para a comunicação com o consumidor, principalmente com os jovens.

Quer aprender a fazer um bom conteúdo e alavancar as assinaturas do seu clube na rede social? Então confira as dicas a seguir:

Crie seu perfil de forma coesa
Se você ainda não tem familiaridade alguma com essa rede social, é preciso, antes de mais nada, conhecê-la e utilizá-la. Crie seu perfil e comunique claramente sua identidade como criador ou marca e para atrair novos usuários. 

Escolha um nome que seja curto, fácil de lembrar e que, se possível, dê uma ideia dos vídeos que você faz ou de quem você é. Também é interessante manter o nome de usuário parecido com o de outras redes sociais.

Consistência e coerência entre plataformas é importante para que seus fãs possam encontrar você facilmente como criador ou marca. Isso ajuda você a criar e manter a sua identidade no imaginário do público. 

Tenha uma descrição precisa, que diga aos usuários que tipo de conteúdo você faz. Escolha uma foto icônica e facilmente reconhecível para seu clube (de preferência a sua logo).

Trace uma estratégia
Seu plano de conteúdo vai te guiar a decidir que conteúdo postar e quando postar. Vale informar que existem algumas boas práticas para seguir e construir sua estratégia de conteúdo e Pipeline no TikTok.

Ter um foco criativo é muito importante para se destacar. Defina sua Área de Atuação: Selecione um tópico de conteúdo ou área que seja única, significativa para o seu clube de assinatura, com o universo do seu produto, e onde você possa adicionar sua personalidade.

Evite produzir conteúdos generalizados: quanto maior a segmentação, mais provável será encontrar uma comunidade de fãs entusiasmados e apaixonados. Exemplo: beleza é um segmento genérico, mas maquiagem é mais específico, e quanto mais direcionado para os interesses do seu assinante, melhor.

Crie vídeos únicos
Criar um vídeo no Tik Tok é simples e intuitivo; e a ferramenta é cheia de possibilidades legais. Use e abuse da imaginação na hora de apresentar o seu clube de assinatura para o mundo, mas se atente às orientações à seguir:

  • Vídeo Vertical
    Os melhores vídeos no TikTok são gravados totalmente na vertical. Você pode converter vídeos na sua biblioteca para vídeos verticais usando apps de edição ou softwares.
  • Hashtags & Descrições
    Incluindo hashtags relevantes e descrições permite o TikTok direcionar seu conteúdo para a audiência correta. Ao adicionar hashtags, você permite que os usuários entendam o conteúdo do seu vídeo. Além disso, pessoas usam hashtags para encontrar conteúdos que estão interessadas. Mas cuidado pra não abusar: não coloque legendas em vídeos com hashtags especificas que não são relevantes com o conteúdo, pois apenas os vídeos tageados mais relevantes serão favorecidos na descoberta.
  • Miniatura
    Depois de ter filmado ou carregado seu vídeo, dê a comunidade TikTok uma razão para assistir seu vídeo selecionando a miniatura que dirá sobre o que será o seu conteúdo.
  • Compartilhando
    Depois de postar seu vídeo, não deixe de compartilhá-lo em suas contas em outras redes sociais e encoraje sua audiência em segui-lo no TikTok.

Não venda, entretenha
Crie conteúdo que atraia novos usuários e retenha os que já seguem seu perfil, sem focar apenas nas assinaturas do seu clube. Faça as pessoas engajarem com seus vídeos e queiram compartilhar com amigos, apresente o universo do seu produto como se você não quisesse vendê-lo, mas dar um vislumbre de toda a experiência que ele proporciona – e, para isso, considere as seguintes dicas:

  • Impressione
    Mostre à sua audiência algo que não viram antes e os faça compartilhar em suas redes.
  • Surpreenda
    Surpresas durante seus vídeos vão manter espectadores fidelizados e aumentar o tempo de visualização.
  • Seja você
    O ditado é verdadeiro – pessoas “vêm pelo seu conteúdo, mas ficam pela sua personalidade”. Crie uma relação de verdade com sua comunidade.

Engaje a audiência
A comunidade do TikTok ama ver conteúdos com personalidade, formatos originais e criativos. Permita-se inovar e engaje com seus fãs ainda mais

  • Cresça
    Promovendo seus vídeo em mídias sociais e colaborando com outros criadores e parceiros são duas ferramentas para crescer sua comunidade.
  • Engaje
    Enquanto você continua a trabalhar em produzir ótimos vídeos no TikTok, é igualmente importante focar em como crescer sua audiência. Tendo uma estratégia sólida de desenvolvimento de audiência permite que você se beneficie do poder da nossa plataforma.
  • Mantenha a frequência
    A maneira mais importante de crescer sua audiência é manter a frequência de postagens de vídeos com qualidade e conteúdo que atraia um melhor engajamento, que por sua vez leva a uma maior distribuição desses vídeos. 


Como fazer a audiência crescer?
Partindo da informação de que basta o conteúdo ter qualidade e ser aderente à linguagem do TikTok para poder bombar, fica parecendo muito simples fazer sucesso nessa rede. No entanto, existem alguns poucos passos para crescer sua audiência:

Entenda sua Base de Audiência: Perguntas que deveria estar fazendo a mim mesmo: Quem são meus seguidores? Quem são meus fãs mais fiéis? Quem são seguidores mais engajados? O que eles querem ver de mim? Onde você pode encontrar essas respostas: Olhando os fãs através da sua página do perfil, lendo os comentários dos seus fãs, respondendo e curtindo comentários direcionados a você.

Colabore com outros criadores e parceiros: Existem diversos criadores no TikTok. Muitos colaboram entre si para alcançar uma nova fanbase. É importante olhar com quem você é similar. Alguns fatores para ficar de olho quando estiver procurando bons colaboradores: Categorias ou gêneros similares, formato similar de vídeo, tamanho similar de audiência.

Crie junto: Uma vez que você teve a chance de se conectar com outros criadores, conversem sobre o que vocês querem criar!

Faça a conexão ser real: Existem diversas maneiras de poder alcançar outros criadores na comunidade: seguindo uns aos outros, comentando e engajando nos seus conteúdos, indo pessoalmente em conferências ou outros eventos focados em criadores no TikTok.

Participe dos Desafios de Trending Hashtags: Existem diversas maneiras de poder alcançar outros criadores na comunidade: seguindo uns aos outros, comentando e engajando nos seus conteúdos, indo pessoalmente em conferências ou outros eventos focados em criadores no TikTok.

Use vários recursos de engajamento: Use Lives e Perguntas e Respostas para manter um relacionamento mais próximo da sua audiência.

Encoraje sua audiência a ver mais: Vários dos melhores criadores encorajam seus espectadores através de uma variedade de maneiras, incluindo: postando em outras contas de mídia social mencionando que você está no TikTok, linkando seus vídeos do TikTok com suas outras mídias sociais ou reagindo a comentários dos fãs.

Construa um senso de comunidade: Um clube de assinatura é uma comunidade da qual o assinante precisa sentir que faz parte – e essa sensação precisa ser transmitida pela sua marca também no TikTok.

Avaliando seu sucesso
O TikTok possui uma ferramenta para que você possa avaliar com muita riqueza de detalhes as métricas que seu conteúdo está gerando. Para ativar sua conta TikTokPro e só seguir estes passos:

1. Acesse as configurações: Dentro das opções selecione “Gerenciar minha conta”
2. Troque pela conta Pro: No fim desta página selecione “Trocar para a Conta Pro”

É importante olhar para suas métricas chave para ver o que está funcionando melhor. Métricas de engajamento são as mais importantes (corações e comentários) em termos de conteúdo em si. Crescimento de seguidores claramente é a chave para crescer sua audiência geral.

Além da Conta Pro proporcionar dados mais amplos, essa opção também permite que você tenha acesso a informações detalhadas sobre cada vídeo do seu feed. 

Siga criando
Não se desencoraje se seus números de corações ou de fãs não são altos como de outros. Algumas pessoas podem estar na plataforma por mais tempo ou podem estar conectadas com outras pessoas para se promoverem de forma conjunta, existem muitos fatores em jogo aqui.

Pode levar um tempo para algumas pessoas para conseguir distribuição além dos seus amigos e fãs iniciais. O importante é seguir produzindo conteúdo de alta qualidade e que você amaria estar assistindo enquanto consumidor. Com o tempo, novas pessoas começam a ter mais distribuição e recomendação de acordo com o conteúdo de alta qualidade que produz.

Então seja paciente e siga firme!

Para encontrar casos de sucesso, quem começou na plataforma, dicas, truques, visite o Portal de Criadores clicando aqui. Se quiser fazer parte da maior vitrine de clubes de assinatura do Brasil, o Hub Home Box, clique aqui!