O termo Live Commerce ainda pode ser novidade para muitos empreendedores, mas, na realidade, ele é hoje responsável por aproximar muitas marcas de seus consumidores. A ideia consiste, basicamente, em fazer transmissões ao vivo pelas redes sociais para falar do seu negócio, explicando as vantagens e também os diferenciais da marca.
Seguindo a onda de influenciadores digitais que conquistam todos os dias mais e mais pessoas para fidelização, essa nova forma de divulgar e vender o seu serviço te dá a liberdade de escolha não só de investir na propaganda de um influencer, como também de ser o próprio embaixador da sua marca.
Muitos negócios hoje em dia têm seu próprio porta-voz sem depender somente de influencers, o que, no fim do dia, gera economia e retorno. Logo, quem tem um clube de assinatura não só pode como deve apostar nessa modalidade de divulgação para chamar a atenção de novos assinantes em potencial.
Ao longo do conteúdo a seguir, vamos explicar como fazer isso com assertividade estratégica. Confira as dicas:
Defina quem será a cara do clube
Antes de pensar no conteúdo que será transmitido de forma online para sua audiência, é necessário definir um rosto para a sua marca. Se na equipe do seu clube tem alguém carismático, desinibido e que saiba explicar o serviço que você oferece de cor e salteada, essa pessoa é a uma excelente escolha – e ela pode ser até você mesmo.
No entanto, nem todo mundo se sente seguro e à vontade frente às câmeras – e não há nenhum problema nisso. Nesse caso, se não houver nenhum parceiro disposto a dar as caras nas lives, uma opção é contratar um influencer, apresentador, apresentadora, ator ou atriz que encare a missão de fazer o clube crescer no formato ganha-ganha.
Explique o serviço sempre
Uma vez que o rosto de sua marca foi escolhido ou que um influencer tenha topado ajudar em sua divulgação, é importante lembrar que será necessário explicar o conceito clube de assinatura para quem ainda não o conhece. Pode parecer óbvio para quem está dentro do mercado de entrega recorrente, mas, no Brasil, muita gente ainda não assimilou a ideia da fidelização de entregas físicas, mesmo com a febre das assinaturas de streamings.
Por isso, é preciso instruir o embaixador da marca a dar um breve resumo de como funciona um clube de assinatura logo no começo da live. Assim, os espectadores já estarão familiarizados com o formato e preparados para receberem mais informações acerca do seu clube.
Ressalte o diferencial e os benefícios
Chegou a hora de falar sobre o seu clube de assinatura! Para isso, utilize a linguagem e a abordagem que melhor se enquadra ao nicho com o qual você trabalha.
Se o seu clube é voltado para o público jovem, por exemplo, o ideal é que o apresentador da live saiba se comunicar com essas pessoas, utilizando termos familiares a elas. Além disso, algumas pessoas são bastante antenadas no mercado de assinaturas e muito exigentes, por isso, será importante ressaltar qual o diferencial do seu clube.
Explique, de forma clara e confiante, quais as vantagens em assinar o seu clube e no que ele se diferencia entre lojas físicas e outros serviços. A ideia aqui é fazer o olho do consumidor brilhar e querer aderir ao clube durante a transmissão ou assim que ela terminar.
Nem sempre o cliente em potencial está consciente de que tem um problema e nem de que existe uma solução para ele – solução essa que o seu clube pode resolver com entregas mensais, por exemplo. Uma boa dica é dar exemplos de situações e dores que o seu serviço pode evitar ou sanar na vida do assinante.
Faça um unboxing
Assim como a aparência de um prato pode nos dar fome, assistir à abertura de uma box do seu clube pode fazer o internauta querer assinar o serviço imediatamente. Por isso, é muito importante mostrar na live a sua caixa e fazer o unboxing dela ao vivo.
Mostre como os itens vem dentro da box e ressalte os detalhes da segurança do armazenamento e envio. Fale dos produtos, mostre um por um, e explique muito bem como é a proposta do clube e como os itens se relacionam para proporcionar uma experiência única.
Também vale aqui comentar que cada edição do clube é diferente e que o assinante receberá itens diferentes dos que estão sendo mostrados no mês seguinte. Quanto mais personalizada e caprichada for a caixa, maiores as chances da audiência querer aderir ao clube.
Chame convidados
Outra dica bacana para o live commerce é chamar convidados interessantes para debater algum assunto relacionado ao universo do seu clube. Por exemplo, seu o seu clube é para o público infantil, seria interessante chamar uma pedagoga ou um pediatra para falar sobre assuntos relacionados à infância que sejam do interesse das mães e pais.
Esse tipo de conteúdo é interessante para que as lives não apenas falem sobre o seu clube, mas também ampliem o olhar do seu público-alvo para assuntos pertinentes à sua box. Além disso, essa é a uma forma de ressaltar o quanto o seu serviço entrega de valor todo mês para o nicho com o qual você está se comunicando.
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Por: Daniel Elias