Quem trabalha com vendas online sabe o quanto é importante ter boas fotos de seu produto, uma vez que é somente no ambiente virtual que o consumidor poderá ter alguma noção do que está adquirindo. Para o modelo clube de assinatura, a lógica é a mesma e ainda vai além.

Por mais que o clube de assinatura não seja um produto em si, mas sim uma caixa que reúne itens que proporcionem uma experiência gradual, é muito importante fazer uma sessão de fotos que traduza muito bem quais são as vantagens de aderir ao serviço. No entanto, há clubes que trazem benefícios e vivências tão diversificadas todo mês que às vezes pode ser difícil pensar nas fotos que serão o cartão de visita para o assinante.

Quer saber como tirar boas fotos do seu clube de assinatura? Então confira, a seguir, algumas dicas bem legais para aumentar as assinaturas do seu negócio por meio de imagens.

Você assinaria?
Pode parecer besteira, mas essa é uma pergunta que todo dono de clube de assinatura precisa se fazer sobre o próprio serviço: você assinaria esse clube? Se a proposta geral do serviço faz sentido para você, muito provavelmente fará sentido para mais alguém, e esse é um bom ponto de partida para começarmos o assunto.

Por mais que seja importante a criatividade e exploração de novas possibilidades de clube, é imprescindível pensar também se o investido condiz com o mercado, se atende às necessidades do assinante e se a periodicidade em que novas boxes serão entregues é viável. Se você ainda está nos primeiros passos para a criação do seu clube, leia algumas dicas legais para esse começo clicando aqui.

Da mesma maneira como a proposta geral do clube precisa ser atrativa para o cliente, as fotos também precisam. O ideal é a contratação de um profissional de fotografia, que tenha o equipamento necessário e que saiba fazer um bom enquadramento.

Mesmo assim, é importante ter seu próprio padrão de qualidade, para que você direcione o trabalho do fotógrafo, de forma que ele ou ela consiga chegar o mais próximo do que você imaginou. Pense sempre nos itens que são interessantes para o possível assinante e priorize a aparição deles, por mais que seu clube envolva outros produtos que ficarão de fora da sessão de fotos.

Luz e composição
Boas fotos de produto exigem uma boa iluminação, que deixe os itens bem mais atrativos. É importante não só pensar na seleção de itens que compõe a box, como também em como posicioná-los nas fotos, para que ilustrem com precisão as vantagens de serem recebidos todo mês em casa.

Pense sempre no conceito do seu clube, na identidade visual dele, em suas cores e no segmento em si para poder incrementar as fotos. Se o seu clube é de alimentos, por exemplo, tente ir além do produto: mostre os itens prontos para consumo, compondo receitas, e mostre também como ficam ao serem servidos.

Agora se o seu clube é uma atividade, mostre o resultado final e não apenas os itens que serão enviados. É muito importante tirar fotos que valorizem o produto, para que o assinante enxergue o valor do investimento logo nas imagens.

Pense também no ambiente ideal para a exposição do produto. Fundos neutros e de cor sólida podem funcionar, mas alguns clubes e itens pedem ambientações específicas, como o jardim, a cozinha, a sala de estar ou algum outro espaço onde serão utilizados pelo assinante.

A ideia é que o cliente olhe para a foto e se imagine consumindo aqueles itens em seu dia a dia. Clubes de assinatura representam conforto e praticidade e as fotos precisam passar essas mesmas sensações.

Foco na experiência
Ao ver as fotos do seu clube, o assinante precisa se identificar eter seu imaginário acessado. Isso significa que mais do que mostrar produtos, é importante mostrar possibilidades de uso.

É possível que o seu clube ofereça itens que são utilizáveis diretamente no corpo das pessoas, como o caso de cosméticos, roupas ou acessórios. Nesse caso, vale à pena tirar fotos de modelos em momentos felizes de utilização dos produtos.

Se o seu clube é de reposição, por exemplo, tente tirar fotos que ressaltem visualmente a importância de se ter um bom estoque desses itens em casa. No caso de clubes de decoração ou colecionáveis, é interessante exemplificar como esses itens ficariam expostos em um ambiente todo arrumado, proporcionando bem-estar e satisfação.

Além disso, é sempre legal mostrar também a caixa em que os produtos virão. Boxes decoradas, coloridas e cheias de itens enchem os olhos do assinante, de modo que ele perceberá que não está comprando apenas produtos isolados, mas sim assinando para viver todos os meses um momento marcante de recebimento de um kit.

Clubes de assinatura que prestam um bom serviço geram expectativa no assinante para o recebimento da próxima box. O momento de abrir uma nova caixa, o famoso unboxing, deve provocar sensações semelhantes às de desembrulhar um presente.

Expectativa x Realidade
Tome cuidado para não tirar fotos que passem uma impressão errada sobre o seu clube. Evite mostrar itens ou quantidades que você não costuma entregar em suas boxes, para que o assinante não se sinta enganado.

É importante sempre deixar claro em sua comunicação que as fotos do clube são meramente ilustrativas, para que não haja nenhuma confusão de entendimento. Além disso, clubes de assinatura geralmente contam com o elemento surpresa, o que faz com que as imagens deem apenas um vislumbre do que será entregue ao longo dos meses ao assinante, e não necessariamente uma representação fiel da primeira caixa.

Ainda assim, tenha cuidado com a composição das boxes fotografadas, pois pode ser que o assinante entenda que aqueles mesmos itens serão entregues todo mês. Monte caixas honestas para serem clicadas e, se possível, faça várias combinações diferentes para que o cliente entenda que os itens mudarão ao longo dos meses.

E aí, gostou das dicas para tirar fotos bem bonitas do seu serviço? Comece a vender hoje mesmo o seu clube dentro do Hub Home Box, o maior e melhor portal de clubes de assinatura do Brasil!