Empreendedores e empreendedoras sabem muito bem que zelar pela reputação de uma marca é uma das chaves para o sucesso de um negócio. Assim como os modelos tradicionais de negócio, os clubes de assinatura também devem se preocupar em ter uma consistente estratégia para alcançar o sucesso.
Estabelecer uma conexão emocional com o público é um dos grandes objetivos, mas, no caso dos clubes, essa responsabilidade é ainda maior. Isso porque os clubes de assinatura são serviços de fidelização e, para que seus assinantes possam ter uma relação durável com a marca, é necessário estabelecer um vínculo e um senso de comunidade muito bem trabalhado.
Quer entender melhor como bolar uma estratégia de marca para o seu clube de assinatura? Então, confira, a seguir, algumas informações e insights:
Por que montar uma estratégia?
Montar uma estratégia de marca coerente com o seu clube de assinatura é muito importante a curto e a longo prazo. Atualmente, tanto os clientes quanto parceiros têm ficado mais exigentes em relação ao propósito de uma marca, que deve ser bem apresentado bem na fase de descoberta.
Traçar metas que estão de acordo com o conceito geral do clube é uma forma de fazer com que o público seja impactado pela sua marca de forma mais assertiva. Dessa maneira, o desafio, tanto no âmbito online quanto offline, é estar sempre reafirmando quem é o seu clube de assinatura, sempre de formas que despertem o interesse.
Por onde começar?
Aplicando corretamente métodos de marketing em sua rotina, os clubes de assinatura podem se beneficiar com a chegada de novos assinantes, impactados pelas estratégias bem executadas. Confira as três iniciativas que devem ser aplicadas o quanto antes na rotina do seu clube:
- Propósito
Conhecer bem seu segmento e seu público é importantíssimo para acertar qual o posicionamento do seu clube. Uma marca têm suas crenças, ideias e seu propósito, e tudo isso precisa estar nítido para os assinantes. A partir do momento em que se definem os valores do seu clube e sua missão, todas as decisões online e offline devem ser pautadas nesses ideais. Cabe a cada clube saber quais são seus diferenciais frente a outros serviços ou outros clubes e apropriar-se deles com confiança. - Customer Experience
A customer experience, ou seja, a experiência do cliente é importante no varejo e ainda mais importante no mercado de recorrência. Atender às dores, demandas e necessidades dos clientes deve ser sempre prioridade em qualquer projeto. Por isso, é importantíssimo estar em constante contato com quem já assina o clube, coletar feedbacks e entender o que está e o que não está funcionando em sua marca. Reafirmar os pontos positivos e ajustar os pontos a melhorar é uma forma de estreitar os laços emocionais com os assinantes e conseguir novos. - Plano de comunicação
Com a missão do clube bem definida e a experiência do cliente sempre em mente, chega o momento de colocar suas habilidades de comunicação a seu favor. Por mais que as mídias sociais facilitem um pouco esse caminho e a entrega ao público, é importante lembrar que, sem um plano bem definido onde sejam escolhidos os canais adequados, as ações podem ficar confusas e acabar não trazendo o resultado esperado. Por isso, a dica é estruturar um plano de comunicação para o ano todo, com base nas datas comemorativas, nas estações do ano, nas redes sociais mais adequadas para o segmento, nos estudos de mercado e de público-alvo. Além disso, todo conteúdo deve ser preparado com cuidado, ser didático, objetivo e reforçar sempre as vantagens da marca.
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Por: Daniel Elias