Decorar a casa é uma das coisas mais gostosas que tem, não é mesmo? Porém, muitas vezes por falta de tempo, muita gente se sente desanimada e sem criatividade para pensar em mudar algumas coisinhas no lar.
Por incrível que pareça, a decoração influencia muito em nossa rotina e em nossa relação com a casa. Pensar nas cores, nos temas, nas texturas e fazer combinações pode não só alegrar o ambiente, mas também dar aquela animada no astral, que faz toda a diferença para encarar o dia a dia.
Mas ao invés de simplesmente adquirir artigos de decoração que são, muitas vezes, caros e impessoais, que tal optar por itens mais afetivos? Sim, estamos falando de artesanato, o carro-chefe das decorações criativas.
Quem já parou para olhar os produtos de uma feirinha de artesanato provavelmente acabou se apaixonando por algum deles. E não é pra menos, já que esses trabalhos manuais são coloridos, bem detalhados e nos passam essa sensação de carinho. Isso sem mencionar que são sempre peças únicas, que não serão encontradas facilmente em outro lugar.
Que tal trazer essa energia boa para a sua casa? Tem quem prefira comprar de artesãos mais experientes, tem quem prefira confiar essa missão a um clube de assinatura e tem quem prefira o bom e velho “faça-você-mesmo”, mas a ideia aqui é dar um pouco de inspiração e um toque de vida no seu lar.
Quer saber algumas dicas bem legais de como escolher ou criar artesanatos para cada ambiente da sua casa? Então vem com a gente:
No quarto das crianças
O quarto das crianças por si só já pede muita cor. A ideia é que esse cômodo, por mais clean que seja, tenha tons alegres, divertidos, que façam a criança se sentir segura, ao mesmo tempo em que desperte sua criatividade e seu gosto pela vida.
As possibilidades de decoração para esse quarto em especial são inúmeras, e existem diversos tipos de artesanato que podem ser bons aliados na criação desse ambiente agradável e lúdico. Almofadas coloridas, lençóis e edredons artesanalmente confeccionados são algumas das dicas.
Também é interessante pensar em itens que sejam tanto decorativos quanto brinquedos que os pequenos possam usar para se divertir. Bichinhos de tecido, blocos de madeira e copos personalizados para guardar lápis de cor são ótimas opções.
Na sala
Muitas vezes, uma manta para sofá ou uma capa de almofada personalizada podem fazer toda a diferença na sua sala de estar, deixando-a muito mais aconchegante e convidativa, tanto para quem vive na casa, quanto para as visitas.
Quem gosta de decorações mais rústicas pode até pensar em caixotes de madeira para empilhar ou pendurar. Esses caixotes são ótimos para armazenar livros, discos, plantas ou até mesmo itens decorativos que combinem com a sala.
Nos cantinhos da casa
Nossa casa sempre tem aquele cantinho vazio onde você não pensamos em nada para decorar. Pois esse cantinho representa uma grande oportunidade: a de criar.
Que tal uma mesinha coberta por uma toalha toda bordada para preencher esse ambiente? Um vaso artesanal com flores frescas?
E se você pensasse em coisas que você já tem, são úteis, mas nunca pensou em colocá-las em um contexto mais decorativo? Um porta-revistas personalizado? Uma luminária toda diferente? Uma escada de madeira que vai servir como uma floreira para diversos vasinhos?
São muitas as opções e cabe somente a você se divertir pensando em uma delas.
Na cozinha
A cozinha é um cômodo que já abriga uma grande quantidade de objetos, em sua maioria equipamentos úteis. Por esse motivo, ela acaba limitando um pouco as nossas opções na hora de decorar. Mesmo assim, basta soltar as asas da imaginação para perceber que mesmo algumas pequenas mudancinhas já podem deixar esse ambiente muito mais feliz.
Quadros na parede, canecas coloridas penduradas, uma plantinha aqui, outra acolá, ou até mesmo alguns pratos decorados expostos em prateleiras – por que não? A festa pode se estender até a sala de jantar com um jogo americano personalizado, porta-guardanapo, porta-copos, entre outros.
E aí, tem alguma outra ideia de decoração com artesanato para contar pra gente? Deixe seu comentário aqui no blog!