Setembro é marcado pelo Mês de Prevenção ao Suicídio, o famoso Setembro Amarelo. Em uma sociedade que cobra cada vez mais produtividade e na qual as pessoas se sentem cada vez mais esgotadas, faz-se absolutamente necessária essa campanha de conscientização dos perigos oriundos do stress, da depressão, do burnout e da ansiedade na vida das pessoas.
Zelar pela própria saúde mental hoje é visto como tão importante quanto cuidar da saúde física. Praticar esportes e ter uma boa alimentação são atitudes apontadas como importantes para o bem-estar físico, mas, na realidade, essas são algumas práticas que também ajudam no cuidado da saúde mental.
Quer saber mais sobre como ter atenção para a sua própria saúde mental? Confira, a seguir, 5 dicas para fortalecer o autocuidado em todos os níveis e evitar a sobrecarga emocional:
1. Viva no mundo real
Sabemos o quanto as redes sociais são divertidas e tentadoras. Porém, assim como tudo em excesso, elas podem acabar causando um efeito negativo: criando comparações, rancores, inveja e muita tristeza.
Por isso, é muito importante saber se distanciar das telas de vez em quando e focar na vida real. Essa é uma atitude simples, mas que, você verá, gera paz e muita satisfação, além de diminuir sensações de ansiedade.
Saiba estabelecer limites para si. Assim como crianças devem ter horário de acordar, dormir e de desligar o videogame, os adultos também precisam se policiar para não viver apenas com a cara enfiada no celular.
2. Dê uma chance à meditação
Não é por acaso que procedimentos de relaxamento realizados em spas e por meio do yoga são tão populares hoje. A meditação ajuda corpo e a mente a exercitar a presença no mundo de forma tranquila e consciente, ainda que sob situações de muita pressão.
A dica aqui é simples: considere aderir à prática meditativa, seja sozinho ou com o auxílio de videoaulas ou aulas em grupo. Você verá que, depois de começar as atividades, vai passar a sentir a mente mais calma e silenciosa e o corpo mais atento para os desafios da vida.
3. Pratique atividades físicas
Hoje vivemos o boom das academias e não é à toa: praticar exercícios físicos estimula a liberação de dopamina, que é o hormônio da felicidade. Isso significa que praticar um esporte ou se exercitar ajuda sim a mente a se sentir mais motivada e satisfeita com a vida.
Encontre um momento em sua rotina para cuidar do próprio corpo e estará, automaticamente, cuidando da mente também. E se você não é do tipo muito alético ou competitivo, o yoga também vale aqui.
4. Consulte um profissional
Como tudo na vida, a saúde mental também pode ser melhor assessorada com a ajuda de um profissional. Procure um psicólogo, terapeuta ou outro profissional ligado à saúde mental para te ajudar a analisar a própria vida de uma forma diferente, focada em autoconhecimento e na superação de traumas passados.
Você verá que apenas o fato de falar sobre sua vida e sobre o que te incomoda já te ajudará a enxergar com maior clareza o que poderia fazer para resolver seus problemas atuais e deixar de dar tanta importância para o que já não faz mais sentido. Felizmente, hoje em dia temos uma vasta gama de profissionais dispostos a ajudar seus pacientes a ter uma vida melhor, que agendam até sessões de forma remota, inclusive.
5. Pense um pouco mais em si
Você sabe o que te faz feliz? Muitas vezes, focamos tanto em atender às demandas dos outros que esquecemos de quais são as nossas.
A nossa última dica é direta: seja gentil consigo mesmo. Faça coisas boas para si, como ir para as festas que gosta, comer em um lugar diferente, viajar ou até ter um clube de assinatura que entrega todo mês itens escolhidos especialmente para você.
Você verá que quando investimos em nossa felicidade, todo e qualquer imprevisto ou chateação vai parecer um pouco menor. Estabelecer limites e não deixar facilmente que as situações da vida tirem sua saúde mental é um direito seu!
E aí, gostou do conteúdo? Conheça o Hub Home Box, o maior portal de clubes de assinatura do Brasil, que entrega experiências gostosas em sua casa para te encher de alegria todo mês – clique aqui e confira!