O maior objetivo dos negócios é vender e, no caso dos clubes de assinatura, não poderia ser diferente. Porém, nem toda campanha deve se basear apenas em conversão.
As chamadas campanhas sociais são muito usadas para trazer conhecimento de marca e valores simbólicos a serem percebidos pelo consumidor. Vamos pegar como exemplo o Setembro Amarelo, uma data que levanta pautas pertinentes à saúde mental.
Por exemplo o Hub Home Box, o maior portal de assinaturas do Brasil, escolheu uma abordagem sutil, mas que dialoga bem com o universo da marca. Por se tratar que um marketplace que promove experiências de bem-estar dentro de casa, o link escolhido pela empresa para falar da campanha foi valorizar a vida por meio uma assinatura que traga praticidade, alegria e um momento de bem-estar todos os meses.
Quer entender melhor a importância de promover campanhas sociais para o seu negócio, além das tradicionais campanhas de marketing propriamente dito? Então, confira, a seguir, algumas informações para entender melhor como funcionam essas empreitadas:
Serviço à sociedade
Em primeiro lugar, a campanha social não deve ser criada apenas para trazer benefícios ao seu clube de assinatura. É necessário realmente prestar serviço a uma causa maior, oferecendo uma ação que auxiliará a vida de um grupo de pessoas.
A ideia aqui é associar sua marca a um projeto que promova um impacto social. Criar campanhas em prol da saúde mental, da educação, da cultura, da alimentação, por exemplo, são algumas formas de contribuir com a sociedade.
Seja essa campanha voltada a disseminação de conteúdo relevante ou ao incentivo de atitudes solidárias, vale lembrar que a responsabilidade com o tema não pode ser leviana, pois isso geraria o efeito reverso para a reputação da marca. Por exemplo, se o seu clube se aliou a uma causa ambiental, mas não adotou práticas ecossustentáveis no dia a dia, essa contradição muito provavelmente será percebida e criticada.
Promovendo empatia
Projetos sociais ajudam as marcas a ganhar mais visibilidade por meio da empatia. Hoje em dia, a idoneidade dos clubes de assinatura também é de preocupação do público, que refere fechar negócio com empresas mais engajadas com causas importantes.
Uma campanha social bem feita é capaz de humanizar a marca, mostrado para o público que ela é feita por pessoas de carne e osso, que observam o que acontece no mundo e se preocupam com ele. Além de tudo, quando as boas ações de um clube são notadas por sua audiência, o efeito inspirador também contribui com a percepção positiva da empresa.
Fidelização
Criar ou apoiar pautas importantes para a sociedade gera, espontaneamente, awareness para a marca. Além disso, a identificação como tema acaba sendo responsável por fortalecer o vínculo entre o clube e o assinante.
No mais, as campanhas sociais são um meio de posicionar a sua marca perante a sociedade. Por isso, a dica é assumir esse compromisso e pensar em todos os detalhes para que ação seja bem realizada e condizente com a missão e os valores do seu negócio.
E aí, gostou dos insights?
Ainda não faz parte da maior comunidade de assinaturas do Brasil? Clique aqui e saiba como integrar a vitrine do Hub Home Box!
Por Daniel Elias