Popularizada inicialmente nos Estados Unidos, a Black Friday tem ganhado cada vez mais força no Brasil. Graças a isso, a data em novembro tem se tornado cada vez mais muito aguardada pelos consumidores, dispostos a conseguir bons descontos e realizar o sonho de comprar itens que namoram a muito tempo por um melhor custo-benefício.

Quem tem um clube de assinatura já deve ter se perguntado se é possível utilizar essa época de descontos para promover seu clube e conquistar mais assinantes. Essa dúvida é bastante comum, uma vez que os clubes não trabalham com vendas de varejo e sim com serviços de recorrência e fidelização, o que foge um pouco da lógica de urgência da Black Friday.

No entanto, existem algumas possibilidades sim de ações de marketing que todo clube pode investir aproveitando a época mais aguardada do ano pelos clientes. Com um bom planejamento e ideias condizentes com o universo da sua marca, a chance da Black Friday atrair muitos olhares para o seu serviço e seu diferencial é alta.

Confira, a seguir, algumas dicas e sugestões para considerar para poder traçar enfim seus planos para a Black Friday:

Desconto possível e atraente

2021 teve um aumento de 31% no faturamento durante o período da Black Friday quando comparado com 2020. Isso mostra que os descontos realmente instigam o consumidor e o fazem entender que essa é uma oportunidade única no ano para investir em itens desejados há algum tempo.

Pensando na realidade do seu clube de assinatura, calcule o valor do desconto que você pode oferecer sem que isso interfira negativamente em sua receita. Além disso, é válido pensar se seria interessante oferecer aos clientes um desconto significativo no primeiro mês de assinatura ou um desconto recorrente ao longo dos meses.

A ideia aqui é apresentar ao futuro assinante as vantagens de fazer parte do clube e não de somente experimentar o serviço por meio de uma box avulsa. No entanto, se você ainda está bem no começo e achar condizente para seu momento oferecer um desconto especial para compras únicas com o intuito de gerar awareness, vá em frente!

Logística de entregas

Outro ponto a considerar é o da logística de entregas. Dependendo do seu preparo, ter de entregar muito mais boxes do que entrega hoje pode ser um caos, mas isso não acontecerá se houver um planejamento prévio.

Reserve tempo para se dedicar a cada assinante de forma ágil, mas atenciosa. Lembre-se que o clube de assinatura é uma experiência personalizada e, por mais que tenham muitos pedidos sendo feitos, cada cliente é único e quer receber uma caixa com todas as especificações que preencheu no formulário no ato da assinatura.

De toda forma, controlar bem o estoque também é super importante pra evitar transtornos e prejuízos. Por isso, é muito importante fazer um bom estudo para não investir de forma desproporcional à sua demanda, estabelecendo metas de assinaturas e planos para conquistá-las.

Surfando na onda com a comunicação

Agora é hora de fazer barulho nas redes sociais! Nos dias que antecedem a Black Friday, a maior parte das marcas estará falando sobre o assunto, por isso, é necessário pensar qual será a sua estratégia e no que ela se diferenciará das outras.

Chamar atenção para o seu clube no meio de tantos descontos e tantas ofertas diferentes é muito importante. Por isso, faça uma análise de qual abordagem seria mais interessante para o seu negócio e de que forma ela pode se conectar com o universo da experiência que você está ofertando.

Vale lembrar que nem todo mundo no país sabe o que é um clube de assinatura e que, por isso, talvez seja necessária uma explicação simples em campanhas patrocinadas ou até mesmo deixar uma explicação básica em destaque no feed da sua página. Apresentar os benefícios e diferenciais é imprescindível para atrair a atenção das pessoas, juntamente do desconto, é claro.

Atendimento rápido

Quando falamos de Black Friday, temos que lembrar que consumidores estarão com os ânimos agitados e que eles estão muito empolgados para sentirem que fizeram uma boa compra. O seu clube de assinatura pode chegar no momento certo e chamar a atenção de um futuro assinante, mas, caso ele tenha alguma dúvida ou necessite de uma aprovação de pagamento para efetuar sua assinatura, é indispensável que essa operação seja feita da forma mais rápida possível.

Da mesma forma que são feitas muitas vendas durante o período do saldão, também são solicitados muitos cancelamentos, já que os consumidores acabam entendendo com o passar o tempo que exageraram em alguns gastos. Por isso, a velocidade e a qualidade no atendimento se fazem tão importantes: se o clube demora um pouco para retornar ou tem uma venda ou pós-venda complicada, a chance do cliente se arrepender ou cancelar a assinatura no mês seguinte é alta.

E aí, gostou das dicas? Para fazer parte da maior vitrine de clubes de assinatura do Brasil, o Hub Home Box, clique aqui. Se você ainda não tem um clube de assinatura, mas gostaria da ajuda de quem entende do assunto para montar um, clique aqui.

Por: Daniel Elias