Quem se aventura ou tem pensado seriamente em se aventurar pelo universo de clubes de assinatura sabe que esse é um mercado bastante promissor. De acordo dados obtidos pela Associação Brasileira do Comércio Eletrônico, os clubes de assinatura cresceram 1000% nos últimos 10 anos.
As estatísticas mostram inclusive que hoje, só no Brasil, há mais de 4 mil clubes de assinatura em operação. Lembrando que, ainda para o ano de 2023, a tendência é que 75% das empresas ofereçam algum tipo de assinatura para continuar concorrendo no mercado.
Com base nessas informações, a pergunta que fica é: o que os clubes de assinatura têm de tão especial? E a resposta está em um dos pilares principais desse modelo negócio: a personalização. Em tempos de revolução virtual, onde o consumidor está o tempo todo exposto a todo tipo de ofertas em um simples rolar de feed, encontrar produtos e serviços que se alinhem perfeitamente aos seus gostos pessoais, dores e necessidades é um grande diferencial.
Quer entender melhor por que a customização de boxes e ofertas é tão importante para a vida útil de um assinante dentro do seu clube de assinatura? Então, vem com a gente:
Ao gosto do freguês
É claro que o próprio conceito do clube de assinatura já encanta os consumidores por si só: efetuar um pagamento uma única vez e receber todo mês em seu endereço uma box diferente. No entanto, existe mais um fator que importa muito quando o assunto é garantir a satisfação desse assinante: as escolhas da curadoria.
Quando falamos de clubes de assinatura, estamos falando também de um serviço personalizado, algo que agrega um valor que deve ser percebido pelo cliente como superior a compras avulsas. Quando um clube de assinatura cria um formulário para o assinante relatar seus gostos e preferências, ele está abrindo um importante canal de comunicação que, se bem interpretado, poderá garantir que esse cliente não cancele a assinatura durante as edições seguintes.
Do ponto de vista do assinante, uma das coisas mais legais de assinar um clube é ter seu gosto pessoal decifrado pelo clube, de modo que cada edição seja surpreendente positivamente. A ideia aqui é que o consumidor sinta-se presenteado todos os meses, por mais que esteja pagando pela assinatura.
Praticidade como benefício
Mas é claro que não é sempre que o elemento surpresa será o grande destaque de um clube. Afinal, não existem apenas os clubes de assinatura de curadoria.
Seguindo uma lógica um pouco diferente, os clubes de reposição cumprirão um papel que o consumidor está cansado de exercer: o lembrar de pedir ou de sair de casa para adquirir produtos de uso recorrente. A ideia desse tipo de clube é repor itens que acabam com frequência e que precisam ser readquiridos com regularidade, como produtos de limpeza, hortifruti, etc.
Aqui a personalização também é importante, uma vez que o assinante possui não só preferências entre um produto e outro, como também pode ter alergias ou restrições alimentares. Manter um canal de comunicação aberto com o assinante mesmo nesse formato também é importante, além de estar atento também ao rendimento dos produtos – em alguns casos, ainda não é a hora de reenviar um produto para o consumidor, pois em alguns meses ele ainda não terá acabado com o estoque enviado anteriormente e cabe ao clube pensar em estratégias para não deixar que os itens se acumulem na casa do assinante.
Experiência dentro da caixa
Outro fator importante a ser considerado é que quando falamos de clubes de assinatura não estamos falando apenas de consumo e reposição. A experiência do cliente ao abrir a caixa todo mês também impacta muito em sua decisão de manter a assinatura.
O Hub Home Box é o maior portal de clubes de assinatura do Brasil e possibilita que os clubes de assinatura façam parte de uma grande vitrine de divulgação para amantes desse tipo de serviço. Com mais de 90 clubes em seu site, o Hub é um dos únicos sites de compra e venda recorrente que não compromete o cartão de assinante, e um grande aliado dos pequenos e médios empreendedores.
Além disso, o Hub sempre auxilia os clubes a zelar para que a qualidade dos itens enviados, as surpresas e brindes inseridas na box e a organização de cada edição em si sejam sempre condizentes com as preferências e expectativas do assinante. Cada assinante é único e deve ser lembrado com atenção especial pelo clube, e o portal auxilia a comunicação com cada cliente, de forma que o clube tenha tempo livre para se preocupar com o mais importante: montar e despachar as boxes.
E aí, gostou do conteúdo? Que tal tirar seu sonho do papel e começar a conquistar seus assinantes com o maior portal de clubes de assinatura?
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Por: Daniel Elias