De tempos em tempos, as redes sociais dão um novo salto e mudam seus algoritmos, regras e lógicas de funcionamento. Essas mudanças podem deixar muitos empreendedores confusos, uma vez que, hoje em dia, as vitrines virtuais e a geração de conteúdo são indispensáveis para o sucesso dos negócios.

Com a chegada do TikTok e da popularização dos conteúdos em vídeo, o Instagram decidiu correr atrás do prejuízo e apostar menos em conteúdos fotográficos estáticos e mais em vídeos. E é muito importante para você, que tem um clube de assinatura, acompanhar essa tendência para conseguir surfar na onda dos Reels.

Os Reels do Instagram funcionam da mesma forma que os vídeos do TikTok: são conteúdos audiovisuais curtinhos, mas que circulam bem melhor entre os internautas do que textos e fotos. Para que o seu clube performe bem nos Reels e seja apresentado para uma grande quantidade de pessoas, porém, é necessário se atentar à algumas dicas específicas para conseguir se destacar na criação de conteúdos desse formato.

Quer conhecer que dicas são essas? Então confira, a seguir, os segredos para explorar melhor os Reels do Instagram e alavancar as assinaturas do seu clube:

Cada segundo importa

Quando falamos de Reels, falamos de poucos segundos para falar da sua marca. Por isso, cada segundo é valioso, e sua marca deve ser citada logo nos primeiros segundos do vídeo.

É claro que isso vai variar de vídeo para vídeo: nem sempre o conteúdo que você tem em mente será tão vendedor ou institucional a ponto da marca ter mais relevância que o entretenimento em si, mas é sempre bom mesclar entre vídeos divertidos e vídeos mais objetivos, que falem especificamente do seu clube, citando nome, benefícios e o que mais tiver de interessante para mencionar.

Criatividade nunca é demais

Os Reels oferecem diversos recursos de edição e personalização do vídeo e você pode usar e abusar dessas ferramentas para trazer à tona o diferencial da sua marca para os olhos dos internautas. Faça cortes criativos, explore o universo do seu clube por meio de transições, músicas e locuções instigantes.

Efeitos de realidade aumentada, áudio personalizado, temporizadores, e o que mais achar necessário está valendo! Quanto melhor você souber entreter e trazer o internauta para dentro do universo do seu clube, maiores as chances de ele engajar com o seu conteúdo e se interessar pelo seu serviço.

Sincronia

Nas redes sociais, o time estilístico é sempre percebido pelo internauta. Isso significa que quando melhor sincronizado com o áudio, os efeitos de transição e os alívios cômicos o seu vídeo estiver, maiores as chances do conteúdo gerar engajamento e conquistar novos seguidores para a sua audiência.

Mais de 80% dos Reels do Instagram são vistos com o volume ativado, por isso você não deve menosprezar o som na hora de divulgar seu clube. Além disso, legendas automáticas também são uma boa opção para incentivar quem está com o áudio desligado a interagir também.

Siga as trends

Nas redes sociais, é muito importante estar atendo aos assuntos do momento. Mesmo que algum tema não tenha a ver necessariamente com o seu clube de assinatura, vale a pena usar a criatividade e tentar relacionar uma coisa com a outra.

Participe de trends, desafios, utilize filtros novos, mostre que está atento aos lançamentos. Também vale sempre consultar as hashtags do momento e embarcar na onda delas ao postar um novo Reels.

Autenticidade importa

Essa dica pode parecer oposta à dica anterior, mas tudo na vida é equilíbrio, inclusive no mundo dos negócios e das redes sociais. Por isso, nunca se esqueça da essência da sua marca, das vantagens do seu clube e do público e nicho que você está mirando.

Acompanhar as trends é importante, mas mais do que isso é indispensável construir a sua própria identidade nos Reels. Os seguidores engajarão com o seu conteúdo justamente porque ele é único, e vão querer saber mais do que seu clube porque ele tem seu diferencial, por mais que existam outros clubes parecidos no mercado.

Crie conteúdos que reflitam os valores da sua marca; e se alguma trend for oposta a eles, simplesmente ignore-a a envolva-se apenas com assuntos que agreguem ao seu negócio. O importante é saber sempre discernir o que é relevante postar e o que não é.

Faça parceiras que ajudem a somar

A última dica é apostar em conteúdos colaborativos que sejam relevantes para o seu clube de assinatura. Se alguma marca fornecedora ou influencer passeia no mesmo universo que você ou pode ajudar no crescimento do seu negócio de alguma maneira, é interessante unir forças e criar um conteúdo em conjunto.

E os números não mentem: de acordo com um estudo global feito pela Meta, as marcas que apostaram em parcerias com anúncios de conteúdo costumam ter +123% de aumento no reconhecimento, +112% de aumento na associação e +67% em consideração e motivação. Ou seja, apostar em parcerias tende a trazer um impacto muito positivo para seu clube de assiantura.

E aí, gostou das dicas? Saiba como se tornar um parceiro do Hub Home Box, o maior portal de clubes de assinatura do Brasil, e conquiste mais assinantes para o seu clube na plataforma clicando aqui. Se você ainda não montou seu clube, clique aqui!

Por: Daniel Elias