A cerveja é uma das bebidas mais amadas do Brasil. À base da fermentação do malte de grãos como cevada, trigo e centeio, ela nunca deixou de ser a queridinha, porém, algumas preferências dos consumidores têm mudado nos últimos tempos.
Com o surgimento de diversas marcas de cervejas artesanais, muitas pessoas começaram a ficar mais exigentes quando o assunto é comprar bebidas. Quem estava acostumado com as cervejas tradicionais, produzidas em larga escala, passou a se deparar com rótulos feitos em produções menores, mas com uma grande diversidade de sabores e diferenciais.
Mas afinal, você sabe a diferença entre as duas? Confira, a seguir, algumas características que diferenciam a cerveja artesanal da cerveja comum:
Processo de produção
Na verdade, a cerveja artesanal tem esse nome, mas, no fim, ela nada mais é do que uma cerveja. Esse nome passou utilizado para chamar atenção para o diferencial dela, já que o público estava acostumado com as grandes marcas, facilmente encontradas nos mercados e bares.
A primeira coisa que diferencia a cerveja artesanal da comum é o processo de produção. É um preparo acompanhado diretamente pelo cervejeiro, com foco na qualidade e não na quantidade. Isso faz com que os sabores sejam mais complexos, mais pronunciados, criando bebidas que são feitas para serem realmente degustadas de forma mais demorada.
Enquanto a cerveja comum chega ao consumidor por meio de processos acelerados, a cerveja artesanal vai mais devagar, justamente para garantir a qualidade das cores e do aroma. O gosto da cerveja artesanal é mais concentrado e ela pode ser preparada tanto intensa quanto para ser refrescante, agradando todos os paladares.
Harmonização
Outro diferencial da cerveja artesanal está na capacidade de harmonização com outros alimentos. Por ser feita com mais cuidado, respeitando as propostas de sabor de cada receita, ela proporciona verdadeiras experiências gastronômicas quando combinada com o prato adequado.
As combinações podem ser feitas com base em três critérios: equilíbrio, semelhança ou contraste. O estudo de cada mistura é feito por cervejeiros especializados, que garantem que o cliente explore todo o potencial de sabor de sua experiência.
Os tipos de cerveja artesanal
Existem mais de 100 tipos de cervejas artesanais. Elas têm tantas possibilidades de sabor que são divididas em famílias e estilos.
As famílias de cervejas são:
- Ales (Cervejas de alta fermentação, seus sabores e aromas são mais variados)
- Lagers (Cervejas de baixa fermentação, geralmente são mais leves e claras)
- Lambics (Cervejas de fermentação espontânea, são complexas e sabores marcantes)
Divididos entre as famílias, existem os estilos, que são:
- Pilsen ou Pilsner, são as mais consumidas do mundo, leve e de coloração clara.
- American Lager, são leves, bem neutras e refrescantes, sabor sem nenhum ingrediente que domine, bastante populares no Brasil.
- Stout, original da Inglaterra, são cervejas mais escuras, aroma de grãos torrados, café e chocolate.
- Bock, são cervejas mais robustas e mais alcoólicas, com maior presença de malte.
- Weiss ou Weizen, cervejas de trigo, refrescantes, aroma principalmente frutado.
- IPA ou India Pale Ale, chama atenção por ser mais amarga, sabor intenso de lúpulo e elevado teor alcoólico.
- Pale Ale, aroma e sabor de lúpulo suave, trazendo um amargor equilibrado.
- Tripel, caráter mais complexo, suavemente condimentado.
- Witbier, são bem claras e turvas, notas de coentro e casca de laranja.
- Helles, são cervejas de baixo amargor, com destaque para o malte.
Entre outros…
A popularização
O brasileiro ficou mais exigente ao longo dos anos com o surgimento das cervejas artesanais. Hoje em dia, muitas pessoas preferem consumir exclusivamente cervejas feitas por processos mais complexos, atraídos pela riqueza de aromas, sabores e harmonizações.
Atualmente no Brasil existem mais de 1.300 cervejarias artesanais, sendo que muitas delas são negócios pequenos e familiares. Comprar com pequenos produtores não só incentiva a continuidade das produções, como também oferece mais atenção e qualidade no produto em si.
E aí, ficou com água na boca? Que tal conhecer os clubes de assinatura que entregam todo mês as melhores cervejas artesanais diretamente na sua casa? Comente aqui no blog o que achou do conteúdo!