Quem está ingressando no mercado de clubes de assinatura geralmente tem diversas dúvidas em relação a esse modelo de negócio. Isso porque, apesar de ter sua popularidade crescendo exponencialmente, o formato clube de assinatura ainda é muito recente no Brasil e muitos consumidores ainda não possuem familiaridade alguma com ele.

Mesmo assim, não há com o que se preocupar, pois existem várias maneiras de fidelizar clientes. O clube de assinatura em si traz diversas oportunidades para isso e uma delas, inclusive, é a caixa avulsa.

Quer saber se compensa mesmo oferecer a caixa avulsa para seus clientes em potencial? Então confira as informações a seguir:

O que é?
Para falar sobre a caixa avulsa, primeiro precisamos esclarecer alguns pontos sobre o clube de assinatura. Trata-se de um serviço de entregas personalizado, onde o cliente assina um plano para receber todo mês uma caixa com produtos escolhidos especialmente para ele.

O conceito do clube de assinatura é o de trazer recorrência para o empreendedor e, por isso, a ideia é que o consumidor mantenha sua assinatura por tempo indeterminado. Um clube de sucesso é um clube que consegue não só manter seus assinantes já cativos, como também consegue dobrar, triplicar e continuar fazendo crescer o número de novos assinantes.

Entretanto, como mencionamos anteriormente, o modelo clube de assinatura ainda não é conhecido por muitos brasileiros, o que pode fazer com que muitos consumidores acabem não assinando o serviço por falta de conhecimento mesmo. Por esse motivo, a saída que muitos empreendedores encontram é a de oferecer a opção de caixa avulsa.

A caixa avulsa é um kit que será montado da mesma forma que qualquer outra box que o clube oferece. Ela pode até ser preparada de forma idêntica à primeira caixa que cada assinante recebe.

A diferença é que a caixa avulsa é um envio único, ou seja, ela não trará recorrência, será apenas uma compra pontual, na qual o cliente não assina o serviço mensal e, portanto, receberá apenas uma box.

Vale a pena?

Você deve estar se perguntando: mas se a ideia do clube de assinatura é ter recorrência, por que eu deveria oferecer a caixa avulsa? Aí que está: a caixa avulsa funciona como um cartão de visita para o clube.

Alguns clientes realmente comprarão apenas a caixa avulsa e podem não voltar para fazer novas compras. Porém, outros ficarão tão felizes com a box que receberam que podem voltar para fazer a assinatura do clube e receber todo mês os itens em casa.  

Outra característica bacana da caixa avulsa é que ela também pode funcionar como presente. Em algumas situações, pode ser até que um assinante, ou seja, um cliente já fidelizado, precise comprar um presente para o aniversário de alguém ou alguma data comemorativa e pense diretamente no clube, já que é um produto que ele consome, gosta e confia.

Essa é uma grande oportunidade para o clube, pois, ao dar uma caixa avulsa de presente para um amigo ou familiar, o assinante automaticamente estará apresentando todos os benefícios do clube para ele; e nós sabemos que o famoso “marketing boca a boca” é o que mais funciona até os dias de hoje, não é verdade?

Como montar uma Caixa Avulsa?
Um clube de assinatura é mais do que um envio de itens. Ele é, também, uma experiência personalizada de recebimento. Quanto mais caprichada for a caixa avulsa e quanto mais apurada for a seleção de produtos, maiores serão as chances do comprador ficar satisfeito e assinar o clube.

Por isso é sempre importante pedir que o cliente responda um formulário no ato da compra, indicando suas preferências de item, sabor ou serviço. Isso é muito importante para que a personalização da box seja o mais próxima possível do gosto pessoal dele.

A caixa avulsa pode ser montada da mesma forma que a primeira edição de uma box recorrente; porém, já que a ideia aqui é cativar o comprador e convencê-lo indiretamente a assinar seu clube, você também pode dar uma caprichada ou pouco maior nessa caixa. Uma coisa que é muito comum, inclusive, é cobrar um preço um pouco mais alto pela caixa avulsa, uma vez que não haverá recorrência nesse tipo de serviço.

A ideia é que o comprador goste tanto da caixa que até sinta que ela foi ganhada, esquecendo que pagou pelo serviço. A apresentação do clube também importa: a caixa tem que ser bonita, com itens bem organizados e dispostos convidativamente, para dar aquela boa impressão logo de cara.

Um cuidado muito importante que todo dono de clube de assinatura precisa ter é para que os itens estejam seguros dentro da caixa e não cheguem avariados até o cliente. Por isso, se o seu produto é frágil ou pode amassar outros itens durante o transporte, é importante estudar bem a forma de armazenamento para evitar o desgosto do comprador.

E aí, gostou das dicas? Que tal vender seu clube de assinatura conosco?

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Por: Daniel Elias