Quem se arrisca em assuntos do mundo do empreendedorismo já deve ter notado a importância de uma boa apresentação institucional. Esse clássico “Power Point” que norteia qualquer reunião de negócios, aliás, também é crucial para quem tem um clube de assinatura.
O mercado da recorrência cresce todos os dias no Brasil, tendo chegado a um aumento de cerca de 20% no último ano. Se em 2014 existiam cerca de 300 empresas dedicadas a assinatura no país, hoje, em 2022, já temos mais de 6 mil clubes funcionando.
E o que faz esse número crescer não é só o consumidor final, ou seja, os assinantes. O Hub Home Box, maior portal de clubes de assinatura do Brasil, recebe também solicitações de assinaturas e caixas avulsas para campanhas de incentivo e premiações para o corporativo.
Para atender a esse tipo de demanda das instituições, é indispensável apresentar seu clube de assinatura como uma escolha ideal para presentear parceiros ou colaboradores, enaltecendo o diferencial do seu serviço. E nada melhor para isso do que montar uma apresentação completa e coerente com o seu segmento.
Quer saber quais são os tópicos cruciais para abordar na apresentação comercial do seu clube de assinatura? Então confira as dicas a seguir:
Capa e mini biografia
Toda apresentação precisa começar com uma capa. Pode ser super simples, contando apenas com o logo do seu clube de assinatura, por exemplo, ou até mais elaborada, trazendo também imagens, cores e o slogan da marca.
No slide seguinte, é importante contar, de forma resumida, a biografia do seu clube. Ressalte apenas os pontos importantes da história do seu negócio, para que os futuros parceiros entendam o que lhe motivou a criar o serviço.
Fale um pouco também sobre você e sobre o seu sócio ou sua sócia, caso tenha. Uma breve história pessoal é bom ter no PPT, só tome cuidado para não deixar esse início muito extenso e cansativo.
Apresente o clube
Chegou a hora de contar especificamente sobre o clube, de forma direta e objetiva. Fale do seu serviço, seu segmento, seu diferencial no mercado e também qual seu público-alvo.
Esse slide deve revelar também o conceito geral do seu clube, de forma imagética e impactante. Nesse slide, é importante também trazer fotos bem bacanas da sua box!
Planos e informações
Na sequência, faça um slide que explique quais as opções de assinatura e quais as diferenças entre os planos. Explique aqui também a quantidade de itens que compõe as boxes, a periodicidade de entrega e, se necessário, explique brevemente como funciona um clube de assinatura em si.
Por que assinar?
Todo clube precisa ter, na ponta da língua, a resposta para esta pergunta: por que assinar o clube? Por isso, vale a pena dedicar um slide para convencer futuros clientes e parceiros.
Apresente quais são os benefícios que o clube oferece para seus assinantes. Se o seu clube supre alguma demanda do mercado, resolve alguma dificuldade da sociedade ou entrega boxes que valem mais do que a assinatura em si, é nesse slide que você precisa vender seu peixe.
Se o seu clube oferece ainda vantagens extras, como frete grátis ou brindes em todas as boxes, não esquema de contar também.
Fotos, fotos, fotos!
Essa dica vale, na verdade, para todos os slides. É importantíssimo ter boas fotos do seu clube para exemplificar o tipo de experiência que você oferece.
Escolha fotos profissionais em alta resolução, com diferentes formas de apresentação do clube: caixa fechada, caixa aberta, box de plano econômico e box do plano mais completo, por exemplo. Além disso, vale a pena ter na manga também algumas imagens que não são apenas do produto em si, mas de situações em que a box poderia estar presente, como um momento de autocuidado, um almoço em família, um passeio com o pet, etc.
Caixa avulsa
Tudo bem que o objetivo maior do clube de assinatura é conquistar assinantes e não apenas clientes pontais. No entanto, dedicar um espaço no PPT para falar da caixa avulsa é uma boa ideia, já que essa compra de box única pode cumprir o papel de ser o cartão de visita do clube para um futuro assinante em potencial.
Kits corporativos
Quando montamos uma apresentação institucional, não sabemos necessariamente para qual tipo de cliente ou empresa vamos acabar encaminhando o material. Por isso, é importante considerar todos os formatos possíveis de negócio e montar um PPT que abrange todo tipo de solução.
Ao enviar seu Power Point para uma empresa que busca presentear seus parceiros ou colaboradores, por exemplo, seria interessante mencionar sua disponibilidade para montar kits corporativos, que, apesar de funcionarem como caixa avulsa, podem acabar compensando pela quantidade que a empresa está disposta a solicitar. Depois, insira no slide final seus telefones, e-mail de contato do seu clube e seu site.
E aí, gostou do conteúdo?
Comece a vender seu clube de assinatura na maior plataforma do segmento, o Hub Home Box, clique aqui e saiba como. Se você ainda não tem um clube de assinatura, aprenda como montar o seu clicando aqui.
Por: Daniel Elias