Não é de hoje que o Instagram tem se mostrado um grande aliado quando o assunto é exposição. Afinal, a rede social conta com mais de 1 bilhão de usuários ativos no mundo todo e o Brasil é o 2º país com o maior número de adeptos, perdendo apenas para os Estados Unidos.

Mas o Instagram vai muito além de apenas publicar fotos da vida privada: ele também se tornou um ótimo meio para divulgar seu clube de assinatura. Isso porque cerca de 58% das pessoas já compraram algo divulgado na rede social por um influenciador, de acordo com pesquisa feita pela Opinion Box.

Você deve estar se perguntando como que o aplicativo pode ajudar seu clube de assinatura a conseguir mais assinantes, não é? Pois confira, nas lições seguintes, algumas dicas para fazer sucesso nessa rede social. 

Crie um perfil comercial

O primeiro passo para divulgar seu clube de assinatura é criar um perfil comercial. O processo de criação de conta é, na verdade, o mesmo de um perfil comum, porém, quando você finalizou a criação do perfil, são necessárias algumas alterações no tipo de conta:

1. Acesse a aba Configurações;
2. Clique em Conta;
3. Selecione a opção Mudar para conta profissional;
4. Escolha uma categoria para seu negócio;
5. Clique em Empresa e, em seguida, em Avançar;
6. Preencha as informações de contato solicitadas e clique em Avançar;
7. Vincule o perfil à página do seu clube no Facebook;
8. Por fim, selecione Avançar.

Depois de alterar o seu perfil para uma conta comercial, você terá um controle administrativo bem maior dentro do Instagram. Com a conta comercial, é possível acessar o painel profissional, onde estarão disponíveis diversas ferramentas exclusivas para criadores de conteúdo.

Dentre as funcionalidades do perfil comercial, destacam-se as métricas de curtidas, de visitas e também de engajamento geral da sua página, além de um estudo de qual dia e horário você costuma ter um pico de audiência. Também será possível configurar anúncios impulsionados para divulgar seu clube para quem ainda não segue sua conta – e você deve investir algum dinheiro nessa ferramenta sempre que possível para atrair novos seguidores e futuros assinantes.

Monte uma boa Bio

A sua biografia, ou bio, como costumamos dizer, é o espaço que você tem para apresentar o seu clube de assinatura da forma mais precisa possível. Além do nome do clube, você precisa, em poucas linhas, explicar que trata-se de um serviço por assinatura, que são entregas recorrentes e quais são as vantagens de ser um assinante.

Na bio também é possível utilizar emojis, o que é uma boa ideia, pois eles passam a sensação de organização e carinho para os visitantes do seu perfil. Além disso, é extremamente importante na bio incentivar o acesso do link de vendas do seu perfil.

Recomenda-se fortemente a utilização de um link único que dê acesso a todos os seus canais de venda, como o Hub Home Box. Para isso, o Linktree é uma excelente opção para gerar esse link que concentra todos os atalhos para venda, com opções gratuitas e também pagas – conheça clicando aqui.

Crie o conceito do seu feed

O seu perfil precisa ser atraente para os visitantes e, por isso, é necessário que o conteúdo visual expresse com precisão o serviço que você oferece. Por exemplo, se o seu clube envia garrafas de vinho, seria bem legal que o seu perfil seguisse uma paleta de cores que se relacionasse com o consumo da bebida e também com o seu logo.

Além disso, é importante postar apenas fotos e conteúdos de boa qualidade. Fotos desfocadas, escuras, mal feitas e textos mal escritos espantam a clientela.

Outra dica bacana é a de humanizar o seu feed. Não publique apenas fotos de produtos, isso fará com que o seu Instagram pareça apenas um catálogo – vá além: poste pessoas sorrindo abrindo a caixinha, pessoas utilizando os produtos que você envia, etc.

É claro que você pode publicar imagens dos itens que envia e também frases motivacionais, mas a dica é saber mesclar produtos, pessoas e frases ali nos quadradinhos do seu feed. Mais do que produtos, é necessário vender sonhos que o seu clube de assinatura pode ajudar a realizar.

Monte um cronograma de conteúdo

Não basta apenas postar um conteúdo hoje e outro só daqui há dois meses. Para entregar suas postagens para o público, é necessário ter constância de postagem.

Para isso, organizar um cronograma de conteúdo é muito necessário. Defina prazos e datas para criar e publicar suas postagens, sem se esquecer de mencionar datas comemorativas que tenham ligação com o universo do seu clube.

Ah, nunca se esqueça de usar e abusar das #hashtags no finalzinho das descrições de cada postagem, tá? As hashtags ajudam os internautas interessados no assunto a encontrarem o seu perfil, então não dá pra não usar.

Outra dica é programar suas postagens utilizando uma ferramenta gratuita chamada Estúdio de Criação. Com ela, você pode deixar agendadas suas publicações no Facebook e no Instagram simultaneamente, pelo desktop mesmo, sem se preocupar em precisar fazer cada post manualmente.  

Vídeo e lifestyle também pode

Conteúdos de vídeo funcionam muito bem no Instagram também, tanto IGTV quanto Reels, gerando curtidas, engajamentos e visitas no perfil do clube de assinatura. Por que não fazer um unboxing do seu clube, mostrando tudo o que vem na caixinha para o cliente ficar com aquele brilho no olho de assinar o serviço?

Outra ideia bacana é dar as caras na rede social de vez em quando. As pessoas geralmente gostam de saber de quem estão comprando, quem criou o clube, sua história, acontecimentos do seu dia a dia e curiosidades diversas sobre a montagem das caixas – é só tomar cuidado para não deixar o Instagram do seu clube pessoal demais – lembre-se que, antes de mais nada, o seu objetivo é comercial.

Stories e destaques

Os stories são muito bons para compartilhar informações rápidas ou coisas que estão acontecendo no momento, sem comprometer a estética do feed. Eles duram apenas 24h, então, foque em mensagens pontuais, links diretos para venda e brincadeiras que gerem interação, como quiz e enquetes. 

Também vale a pena criar vídeos e lives falando sobre o seu clube ou compartilhando algo que possa ser do interesse de sua audiência. Salve os melhores conteúdos nos destaques da sua bio para que novos seguidores tenham acesso rápido a informações relevantes que possam levá-lo a desejar a assinatura.

Venda sonhos e não produtos

E, por fim, nossa última dica é a de usar e abusar da sua criatividade e da sensibilidade na hora de cativar o público com seus conteúdos. Tenha sempre em mente que a pessoa que assina um clube não quer só os produtos ou o serviço em si, ela quer algo além: alegria, bem-estar, acolhimento, uma experiência marcante.

Assinantes de um clube querem se sentir parte de algo, e é o seu dever fortalecer essa conexão com seu público também por meio das redes sociais. Quanto melhor for apresentado o seu universo para o público, maiores as chances de conquistar novos assinantes.

Explore no seu feed não só os benefícios materiais do seu clube, mas também todo o universo por trás do serviço que você oferece: fatos curiosos, depoimentos de assinantes e até mesmo posts engraçados ou mais descontraídos. Apostar em um perfil condizente com a proposta do seu clube é sempre a melhor opção.

Gostou do conteúdo? Conheça o Hub Home Box, o maior portal de clubes que assinatura, que tem a missão de fazer o seu clube crescer mais e mais a cada dia!

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Por: Daniel Elias