Quem tem um cãozinho ou um gatinho em casa sabe o quanto eles precisam de carinho e atenção constantes. Muitas vezes, porém, é difícil satisfazer totalmente os bicinhos, uma vez que existem outras obrigações para se cumprir no lar.
Quem trabalha fora ou de forma remota, tem filhos ou simplesmente precisa dividir a atenção com as demandas de um amigo de quatro patas nem sempre tem muito tempo para passear ou brincar com ele. Mesmo assim, os bichinhos acabam armanezando energia e ficam entediados quando não têm como gastá-la.
Por mais trabalhoso que possa parecer, às vezes algumas atividades simples já podem ajudar bastante a entreter o seu pet e impedir que ele fique infeliz dentro de casa. Algumas atividades são simples, mas deixarão a rotina do seu pet bem mais instigante.
Quer conhecer algumas atividades para estimular e divertir seu bichinho de estimação em casa? Então, confira nossas dicas a seguir:
Brinquedos novos
Sabe quando o seu pet já destruiu todos os brinquedos que você comprou para ele e então começa a destruir também seus móveis e outros objetos que você ama? Então, talvez seja a hora de comprar brinquedos novos para ele.
Introduzir regularmente novos itens, com diferentes texturas, é uma forma de estimular o interesse do seu amigo de quatro patas. Assim como os seres humanos, os bichinhos ficam eufóricos e curiosos quando tem novidade na área.
Não é necessário gastar muito dinheiro para cativar seu pet. Uma bolinha com um formato diferente, uma varinha com uma ponta chamativa ou até mesmo um clube de assinatura para receber todo mês alguma novidade para o bichinho já resolvem o problema.
O simples ato de trazer sempre uma surpresinha para o lar vai fazer o seu peludo se divertir por um tempo considerável e demorar mais para perder o interesse pela brincadeira. Os seus móveis agradecerão essa dica.
Esconde-esconde
Muitas vezes nos acostumamos tanto com a ideia de que os cães e gatos são parte da nossa família que acabamos esquecendo que, além disso, eles também são animais com instintos de caça. Isso significa que eles têm energia para correr e cercar a presa, energia essa que acaba não sendo gasta na vida doméstica.
Por isso, uma atividade bem legal para você ajudar seu bichinho a liberar toda essa fúria é o esconde-esconde. Pegue o brinquedo favorito do seu doguinho ou gatinho e esconda pela casa, incentivando-o a sair para procurá-lo.
Outra dica é esconder um petisco, para que o seu pet sinta o cheiro e vasculhe todos os cantos atras da recompensa. Aguçar o instinto de caça dele, estimulando-o a traçar estratégias e farejar é um bom jeito de deixar seu melhor amigo fazer as pazes com seu lado selvagem.
Pista de obstáculos
Outro jeito de desafiar as habilidades do seu bicinho de estimação é criar uma pista de obstáculos. Isso mesmo, empilhe cadeiras, almofadas, garrafas, e incentive o seu pet a atravessar os itens.
Pode parecer trabalhoso e exaustivo revirar a casa assim, mas essa atividade pode ser feita brevemente e será muito divertida para seu bichinho. Ela o ajudará no desenvolvimento de seu equilíbrio e de sua autonomia.
Além disso, tudo pode ficar ainda mais instigante se houver uma recompensa no fim do percurso. Comemore com seu pet se ele conseguir concluir a travessia e chegar até o prêmio. Incentive-o sempre que ele terminar de realizar um trajeto e você verá o quando ele ficará feliz.
E aí, tem alguma outra brincadeira que você costuma fazer com seu bichinho? Deixe seu comentário aqui no blog!