Quem já pesquisou um pouquinho sobre o mercado de clubes de assinatura já deve ter percebido que as possibilidades para se montar um clube são infinitas. Como já chegamos a comentar aqui no blog, existe, inclusive, mais de um tipo de clube de assinatura.  

Nesse artigo, vamos falar especificamente dos clubes de reposição. Isso mesmo, clubes de itens que os assinantes pagam todo mês para que o clube reabasteça seus estoques.

Mas antes de montar um clube de assinatura de reposição, é necessário, primeiro, considerar alguns aspectos que envolvem esse tipo de serviço. Confira, a seguir, algumas dicas e informações para que o seu clube seja um sucesso de vendas:

Os produtos
Primeiramente, defina o produto ou o conjunto de produtos que você oferecerá no clube. Lembre-se que precisa ser algo que faça sentido que o assinante receba em casa todo mês, algo que acabe e que ele sempre precise repor.

Alguns segmentos interessantes para clubes de assinatura de reposição são: produtos de limpeza, temperos e especiarias, itens de higiene pessoal, condimentos, entre outros. Tem também aqueles itens que algumas pessoas não vivem sem, como bebidas, produtos de beleza e artigos colecionáveis; vale usar a imaginação na hora de criar o seu!

Lembre-se, porém, que a ideia do clube de reposição é de apenas repor itens e não de tentar desvendar o gosto do assinante ou surpreendê-lo. Para esse caso, é mais indicado abrir um clube de curadoria, onde a seleção de itens é mais personalizada.

A quantidade
Outro ponto importante para se considerar é a quantidade de itens que será enviada em cada box. Alguns produtos acabam mais rápido, outros não; e também depende muito da quantidade que o assinante costuma usar.

Por esse motivo, é interessante preparar um questionário para o cliente preencher no ato da assinatura, onde ele descreva a quantidade ideal de itens que quer receber. Caso o seu clube de assinatura seja de um produto único ou não tenha tanta diversidade de opções de aromas, sabores ou funcionalidades, vale pensar em diferentes opções de box, com diferentes quantidades de itens e preços em cada um.

A frequência
A frequência de entrega também deve ser estudada com atenção. Em algumas casas, por exemplo, um pote de mostarda pode durar muitos meses, enquanto em outras pode ser que ele acabe mais rapidamente.

O questionário no ato da compra é mais uma vez bem-vindo, pois, por meio dele, o assinante informará a periodicidade ideal para receber o serviço ou determinado item. A diferenciação de planos também pode vir acompanha de uma diferenciação de periodicidades de entrega que os assinantes pode escolher aderindo ao serviço.

Alguns clubes podem fazer entregas semanais, outros quinzenais, outros mensais e, em alguns casos, até mesmo bimestrais. É claro que tudo depende do tipo de produto que se está entregando e da frequência em que ele costuma ser consumido até precisar ser reposto.

As preferências
Quando vamos a um restaurante e optamos pelo sistema de refil de bebidas, também podemos escolher qual tipo preferimos, não é? Da mesma forma pode funcionar o clube de reposição.

No questionário, é interessante que o assinante possa escolher o sabor, perfume ou produto que goste mais e que queira receber com maior frequência. Também é importante pensar que algumas pessoas são intolerantes a determinados componentes e alimentos ou tenham um estilo de vida vegetariano ou vegano.

Esses assinantes precisam deixar isso formalizado no questionário, para que o clube não tenha problemas com uma possível reação alérgica no cliente. Todo cuidado é pouco!

O diferencial
Assim como qualquer empresa, um clube de assinatura de reposição precisa ter um diferencial, algo que chame atenção e que faça a adesão à assinatura valer à pena. Muitas vezes, o diferencial pode ser o custo-benefício, uma vez que o valor da assinatura pode ser mais baixo do que o valor total dos itens, se cobrados individualmente.

Outra dica para manter os clientes na assinatura é ter cuidado e capricho com as entregas. Uma box que chega intacta, com os itens armazenados corretamente, sem nada faltando, deixa o cliente satisfeito e mais disposto a manter o plano de assinatura. Embalagens recicláveis, sustentáveis ou reutilizáveis também estão em alta e agradam não só os assinantes, mas também o meio ambiente em si.

A qualidade, as funcionalidades e as características dos itens também decidirão se assinante vai seguir com o clube ou não. Entregue sempre os melhores itens que tiver, o mais rápido que puder, dentro do prazo de validade.

Fazendo um bom serviço, o seu clube de assinatura de reposição pode crescer e ser uma grande referência do segmento no Brasil. Aproveite esse momento de expansão do mercado e mostre para os seus assinantes o quanto o seu clube veio para facilitar a vida deles, deixando-os com mais tempo livre para o lazer.

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Por: Daniel Elias