Hoje em dia, fala-se muito sobre a importância do autocuidado. Cuidar do corpo, praticar exercícios, cuidar da mente, se alimentar bem, entre outras atividades que geram benefícios à saúde.

No entanto, existe também uma outra tarefa que gera muito bem-estar: cuidar da casa. Seja na arrumação ou na limpeza, deixar o lar organizado torna qualquer ambiente muito mais aconchegante.

Quando nossa casa está com tudo em ordem, ficamos mais produtivos e com mais tempo livre para ter momentos de lazer ou para nos dedicarmos a projetos pessoais e profissionais. Limpar a casa e organizar as baguncinhas da semana pode ser uma atividade gostosa, contanto que seja executada aos poucos e com frequência.

Confira, a seguir, algumas dicas valiosas de arrumação para deixar a sua casa sempre linda:

Arrume um pouquinho por dia
Nosso lar é o espaço para a concretização dos nossos sonhos, além de ser o lugar em que nos sentimos acolhidos e à vontade. Partindo daí, é mais do que nítida a necessidade de vivermos em um ambiente agradável, e a arrumação tem papel essencial nisso.

Faça este acordo com você mesmo: não deixe para depois as pequenas arrumações do dia. Arrume a cama depois de acordar, limpe e guarde os itens da mesa depois de tomar café, guarde as roupas já lavadas e secas, lave a louça da pia antes de acumular.

A rotina e a correria do dia a dia podem até ocasionar alguns deslizes, mas tente resolvê-los antes que tudo vire uma bola de neve. Manter a arrumação é bem mais simples e rápido do que ter que encarar uma pilha imensa de bagunça acumulada no tempo livre.

Tenha um lugar para cada item
Quem nunca acordou atrasado, precisando muito das chaves do carro, por exemplo, e não conseguiu encontrar? Quem já passou por isso ou por algo semelhante sabe que é uma situação muito ruim e que poderia ser facilmente evitada.

Quando temos um lugar específico para guardar cada coisa, a vida fica bem mais fácil. Não deixe nada espalhado pela casa. Depois de utilizar algum item, devolva-o para o lugar onde pegou; ou mesmo estabeleça um local fixo, onde esse objeto de uso recorrente ficará visível e fácil de ser localizado.

Ah, e deixe o item sempre no mesmo lugar para que ele nunca suma. Quando mantemos as coisas sempre em seus devidos lugares, a chance dos imprevistos nos afetarem é bem menor.

Aproveite seus picos de motivação
Às vezes, nosso cansaço é mais mental do que físico. Por isso, a dica é: pense menos e aja mais.

Quando se sentir motivado e com energia, não fique muito tempo pensando nas coisas que precisa fazer na casa. Simplesmente escolha uma tarefa e comece a executá-la.

Você verá que, ao tomar mais atitudes práticas ao longo da semana, você terá economizado tempo e percebido que algumas coisas eram mais fáceis de se resolver do que aparentavam ser. Sua casa agradecerá.

Divida a limpeza da casa em tarefas menores
Mas não é só a arrumação que tem um papel essencial no asseio de uma casa. A limpeza também!

Muita gente não gosta de limpar os móveis, o chão e tampouco o banheiro, porém, a verdade é que quando dividimos as tarefas, tudo fica bem mais fácil de ser executado. Se você mora sozinho, fazer a limpeza de um cômodo por dia pode ser uma solução rápida e menos trabalhosa.

Comece com uma tarefa de cada vez. Divida as tarefas pequenas e as grandes em períodos de tempo que melhor se encaixem em seus horários.

Quem mora com mais gente pode também dividir as tarefas. Com a cooperação de cada membro da família, a faxina será menos cansativa e a casa ficará pronta num tempo menor.

Até mesmo quem já contratou alguém para executar o serviço de limpeza pode realizar algumas tarefas, para manter a casa limpa e arrumada por mais tempo até o dia da faxina mais pesada.

Repor produtos de limpeza faltantes ou comprar itens novos para organização e decoração também é uma ação necessária. Felizmente, essa tarefa ficou mais simples com alguns clubes de assinatura que selecionam e entregam tudo em casa mensalmente, com muita comodidade.

Toda ajuda é bem-vinda para deixar os ambientes sempre agradáveis e perfumados.

É normal ter dias ruins
Por fim, é bom sempre lembrar que todo mundo tem dias ruins. Há momentos em que estamos cansados, indispostos e não conseguimos encarar nenhuma tarefa que pareça trabalhosa demais.

Isso é normal e é muito importante estabelecer momentos de descanso para o corpo e para a mente. Entretanto, em dados momentos de estresse, uma arrumação ou outra também podem acabar sendo atividades relaxantes, por incrível que pareça.

Antes de mais nada, avalie bem a origem do seu cansaço e decida se é dia de tirar aquela folguinha sem culpa. Afinal, o melhor lugar do mundo para um descanso é a nossa casa.

E aí, gostou das dicas? Comente aqui no blog como que você administra a arrumação e a limpeza da sua casa!