Empreender não é fácil. Quem sonha em abrir o próprio negócio ou até mesmo já está enfrentando os desafios de defender seu serviço todos os dias sabe que é tarefa que não acaba mais.

Ao mesmo tempo, a liberdade que se alcança ao criar uma empresa do zero e a satisfação em contratar seus colaboradores e começar a colher os frutos do trabalho árduo podem trazer recompensas que vão além do quesito financeiro.  Quando se tem um objetivo bem forte em mente, a chance de conseguir trilhar um caminho de sucesso é maior, ainda que, no percurso, apareçam muitos obstáculos – e sempre aparecem!

Os CEOs de uma empresa têm vidas tão repletas de reviravoltas que muitas dessas histórias até inspiraram filmes. Pensando na beleza das histórias de superação, listamos alguns filmes interessantes que podem motivar donos do próprio negócio ou encorajar quem apenas sonha em empreender.

Confira, a seguir, alguns filmes inspiradores sobre empreendedores e empreendedoras:

“Joy: O Nome do Sucesso”
Baseado em uma história real de empreendedorismo feminino, o filme conta a história de Joy Mangano (Jennifer Lawrence), que inventa um esfregão multifuncional, pensando em melhorar primeiro sua própria rotina de trabalho. No entanto, ao tentar vender sua invenção, ela enfrenta uma série de desafios para conseguir distribuir o produto, o que a faz quase desistir de sua ideia inusitada.

“Walt Antes de Mickey”
Hoje Walt Disney é um nome conhecido mundialmente, mas o filme mostra que tudo começou com uma criança que simplesmente gostava de desenhar os animais da fazenda onde morava. Depois de passar por diversos obstáculos em sua carreira, Walt (Thomas Ian Nicholas) enfim cria o ratinho icônico chamado Mickey Mouse e aí sua vida muda definitivamente.

“A Vida e a História de Madam C.J. Walker”
Outra história inspirada em fatos reais é a de Madam C.J. Walker (Octavia Spencer), que se casou jovem para fugir da pobreza da família. Lutando contra todo o preconceito da época, ela se torna uma grande ativista social e primeira mulher milionária nos Estados Unidos a conquistar a própria fortuna.

“Um Senhor Estagiário”
Após ficar viúvo e se aposentar, Ben Whittaker (Robert De Niro) decide recomeçar a vida e se candidatar a uma vaga de estágio. Apesar do choque de gerações que ocorre nos primeiros dias de trabalho, Ben se destaca entre os colegas e acaba trazendo diversas lições de cuidado e transparência para com os clientes de uma empresa.

“Jobs” e “Steve Jobs”
Há dois filmes do famoso co-fundador da Apple: Steve Jobs. O primeiro, “Jobs”, retrata a vida de Steve (Ashton Kutcher) como um visionário que trabalha incansavelmente pela revolução dos computadores; enquanto o mais recente, “Steve Jobs”, traz um Steve (Michael Fassbender) mais maduro, com uma vida mais complexa, com decisões difíceis para tomar e problemas de comportamento para corrigir.

“Coco Antes de Chanel”
Gabrielle ‘Coco’ Chanel (Audrey Tautou) foi a responsável pelo direito das mulheres de usarem calças e deixarem de lado os espartilhos apertados. O filme começa contando a infância da estilista francesa e seus passos até se tornar um dos maiores ícones da moda do século XX.

E aí, já sabe qual vai assistir primeiro? Conta pra gente o que achou da lista aqui nos comentários!